Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1261 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1261 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NO ENSINO EM SAÚDE: REVISÃO DE LITERATURA
Visitas
312
GAC Rubina, CLS Santosb, CSMD Santosa, AM Araújoa, RAD Anjosa, IC Pantojaa
a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA), Belém, PA, Brasil
b Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Belém, PA, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivos

A Educação Interprofissional (EI) em saúde é um componente essencial da assistência, buscando proporcionar conforto e dignidade aos pacientes e seus familiares. A Educação Interprofissional fornece elementos que qualificam os residentes a uma prática efetiva de cuidados. No entanto, a falta de habilidades em gerenciar os modos de ensino pode levar a conflitos, ansiedade e desconforto para os residentes, podendo afetar negativamente a qualidade da assistência prestada. A presente revisão bibliográfica teve o objetivo de analisar a importância Educação Interprofissional, como ferramenta de ensino para a prática de um cuidado integral aos pacientes e familiares.

Material e métodos

O estudo foi realizado mediante uma pesquisa bibliográfica, no formato de revisão narrativa, com acesso a publicações disponibilizadas na Biblioteca Virtual de Saúde BVS, e publicadas nos últimos 5 (cinco) anos. Resultados: Foram encontrados 126 (100%) artigos abordando a temática de Educação Interprofissional no Ensino em Saúde, sendo que destes apenas 20(15,8%) cumpriram os critérios de inclusão e compuseram a amostra. Destes achados apenas 3 (2,3 %) falavam especificamente sobre a educação interprofissional em Saúde.

Discussão

Diante da análise dos artigos, torna-se evidente a importância dessa temática para formação dos profissionais de saúde. A Educação Interprofissional em saúde se faz necessária para o cuidado integral, melhora na comunicação, fortalecimento de vínculos e tomada de decisões compartilhadas, proporcionando qualidade e segurança no cuidado. A Educação Interprofissional é potencializadora no processo de ensino aprendizagem e atuação prática dos profissionais de saúde, possibilita ação colaborativa, integrativa diante das diversas realidades encontradas na comunidade, onde o cuidado do indivíduo é visto sob a ótica de diferentes profissionais, possibilitando uma assistência holística. Portanto a Educação Interprofissional é um campo robusto e complexo. Logo, é fundamental uma prática docente capaz de empreender processos formativos inovadores, induzindo mudanças que impactem positivamente a formação e o trabalho em saúde.

Conclusão

Conclui-se que Educação Interprofissional encontra-se em concordância com o princípio da integralidade do Sistema Único de Saúde, que considera a pessoa como um ser integral, necessitando ser atendido de forma única, em todas as suas demandas. Para isso é necessário investimento no processo de formação dos profissionais, alinhando a teoria e prática, para que adotem o cuidado valorizando a individualidade e história pessoal de cada paciente.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas