Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S708 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S708 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
DISCORDÂNCIA NA TRIAGEM SOROLÓGICO-MOLECULAR PARA O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA: DESCRIÇÃO DE CASOS CONFIRMADOS
Visitas
227
LAC Borges, DLC Miranda, CEM Amaral, RBH Castro, KADS Barile, JAA Castro
Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), Belém, PA, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Objetivos

Na Fundação Hemopa, o teste Geenius HIV 1/2 Confirmatory Assay  (Bio-Rad) é utilizado para resolução de casos discordantes na triagem simultânea sorológico-molecular para a detecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). O objetivo é determinar a frequência de teste suplementar positivo em casos de teste sorológico reagente com teste molecular indetectável para HIV, assim como, descrever o perfil de gênero, idade, resultado sorológico quantitativo e qualitativo dos anticorpos detectados nos indivíduos confirmados.

Material e métodos

No período de janeiro de 2021 a fevereiro de 2023, foram avaliadas 145 amostras por Imunocromatografia Geenius HIV 1/2 Confirmatory Assay,  um ensaio qualitativo que utiliza antígenos imobilizados (gp36, gp140, p31, gp160, p24 e gp41) para confirmação e diferenciação de anticorpos individuais para HIV- 1/2. Todas as amostras selecionadas tinham sorologia Anti-HIV reagente (valor do “cut off”  > 0,8) com a detecção de anticorpos realizada através do ensaio Alinity i HIV Ag/Ab combo reagent kit  (Abbott) com a metodologia de quimioluminescência e/ou ensaio Eclesys HIV Duo  (Roche) com a metodologia de eletroquimioluminescência, e amostras HIV NAT indetectáveis, através do Kit NAT HIV/HCV (Bio-Manguinhos), utilizando a metodologia de PCR em tempo real, com limite de detecção de 85 cópias/mL.

Resultados

Entre as 145 amostras com sorologia reagente e NAT indetectável, 3,45% (5/145) foram reagentes no teste confirmatório, das quais 80% (4/5) eram do gênero masculino, 20 % (1/5) feminino, a média de idade foi de 33 anos (21-55 anos), DP+  13,4, a média da sorologia foi de 581.218 (351.500-1.056), DP+  284.340 e em relação aos anticorpos detectados qualitativamente, todos apresentaram anticorpos contra as proteínas do envelope gp160 e gp41, enquanto para a p31 60% (3/5) e p24 80% (4/5).

Discussão

O esclarecimento de casos de discordância entre teste sorológico e molecular é de fundamental importância para esclarecer a infecção pelo vírus, visto que, na ausência de RNA viral faz-se necessário descartar reações cruzadas ou inespecificidade da técnica. As amostras demonstraram uma resposta imunológica específica para o HIV, contando com a quantificação de anticorpos e a detecção de anticorpos específicos contra proteínas e peptídeos do envelope viral, como a gp41 e gp160, além de proteínas e peptídeos associadas à replicação viral, como p31 e p24. Assim, pode-se confirmar que estes indivíduos apresentam uma resposta imunológica pós-exposição ao HIV, ainda que na ausência de detecção viral por técnica molecular.

Conclusão

A não detecção do material genético do HIV no teste molecular com confirmação sorológica de exposição ao vírus pode ser observada em indivíduos em tratamento antirretroviral e mais raramente em casos de indivíduos que podem ser controladores de elite, que mesmo sem tratamento mantém uma carga viral indetectável e contagem de linfócitos TCD4+estável, ou ainda em casos de possíveis mutações para a região alvo do teste molecular, inviabilizando a amplificação genômica. Considerando que as amostras em questão tratam-se de doadores de sangue, é questionável a possibilidade destes serem indivíduos sabidamente positivos em tratamento, que busquem o hemocentro como buscador de teste, cuja característica seria a omissão de informações na triagem com objetivo de monitorar a infecção.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas