Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 328
Acesso de texto completo
DIFERENÇAS NAS TAXAS DE DESISTÊNCIA ENTRE SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS EM HEMOTERAPIA: PROPOSTA DE MELHORIA DOS FLUXOS DA TRIAGEM CLÍNICA COM BASE NO LEAN HEALTHCARE
Visitas
91
MDS Gomesa, KCDS Cunhab
a Instituto de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
b Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A triagem clínica atua como uma barreira primária de segurança transfusional. A forma de condução de cada serviço pode impactar a experiência do doador e influenciar a continuidade do processo, evidenciando a necessidade de promover estratégias que minimizem desistências durante a triagem, especialmente nos serviços públicos, onde as condições estruturais e o acolhimento ainda são desafios. Metodologias de gestão como o Lean Healthcare, apresentam-se como promissoras para a melhoria dos fluxos da triagem clínica, com impactos positivos já observados em unidades de saúde.

Objetivos

Investigar as diferenças nas taxas de desistência entre serviços públicos e privados, propondo melhorias com base no Lean Healthcare.

Material e métodos

Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e comparativo, utilizando dados secundários provenientes do relatório de produção hemoterápica brasileira – HEMOPROD nos anos de 2022 a 2024. Foram analisadas as taxas de desistência registradas por serviços de natureza pública, privada, privada/SUS e privada-SUS. A pesquisa está isenta de apreciação ética, conforme a Resolução n° 466/2012 e a Resolução n° 580/2018.

Discussão e conclusão

A análise dos dados revelou 64.976 registros de desistência durante o processo de triagem clínica em serviços de hemoterapia no período estudado. Desse total, 45.793 ocorrências (70,5%) foram registradas em serviços de natureza pública, 5.228 (8%) em serviços privados, 13.899 (21,4%) em serviços classificados como privado/SUS e 56 (0,1%) em serviços privado/SUS. Diversos estudos demonstram a eficácia da aplicação do Lean Healthcare em contextos similares. No Brasil, experiências com Lean em hospitais públicos têm promovido ganhos em produtividade e redução de tempo de atendimento, mesmo diante de limitações estruturais. Em unidades de urgência, a reorganização de fluxos e a padronização da triagem levaram à melhoria da experiência do usuário e maior eficiência. Os dados analisados evidenciam que os serviços públicos de hemoterapia apresentam taxas mais elevadas de desistência na triagem clínica quando comparados aos serviços privados. Essa disparidade sugere a necessidade urgente aplicação de ferramentas do Lean Healthcare como estratégia de gestão para tornar o processo de triagem mais eficaz, padronizado e centrado no usuário.

Texto Completo

Referências:

  • 1.

    Dias AL, Guimarães CM, Gonçalves LA. Triagem clínica na doação de sangue: desafios enfrentados por profissionais de saúde. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, v. 41, n. 2, p. 118–124, 2019.

  • 2.

    Silva FA, et al. Aplicação do Lean Healthcare em unidades de saúde: revisão integrativa. Gestão & Saúde, v. 21, n. 1, p. 98–107, 2020.

  • 3.

    Souza RM, et al. Lean Healthcare na melhoria dos fluxos assistenciais: experiência em hospital público. Saúde em Debate, v. 45, n. 128, p. 902–913, 2021.

  • 4.

    Oliveira EJF, et al. Implementação de ferramentas Lean na triagem de serviços de urgência: impacto na eficiência do atendimento. BMC Nursing, v. 23, p. 114, 2023.

Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas