Compartilhar
Informação da revista
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S460 (Outubro 2021)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S460 (Outubro 2021)
Open Access
DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL INFORMATIVA SOBRE MEDICAMENTOS CITOSTÁTICOS
Visitas
1127
GB Souzaa, L Santosb, KTM Demartinib, CTD Nevesb, JWG Costab, MS Borgesc, NF Paesb, LF Melo-Netod, F Nuccia, MM Sallesa
a Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), Niterói, RJ, Brasil
b Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil
c Hospital do Câncer de Muriaé, Muriaé, MG, Brasil
d Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT), Niterói, RJ, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 43. Núm S1
Mais dados
Objetivos

Desenvolvimento de um blog com o objetivo de disponibilizarmos informações existentes sobre a estabilidade e manipulação de medicamentos oncológicos.

Método

A página web foi desenvolvida no blogger, sendo uma home-page de acesso simples, construída com links, com apresentação destas informações, bibliografia, informações sobre o autor do site, links para outras instituições farmacêuticas, links para consulta de algumas formulações farmacêuticas. É atualizado mensalmente e quando necessário, e foi desenvolvido para consulta da estabilidade das formulações farmacêuticas.

Resultados

73.464 visitas ao site desde janeiro de 2011. As postagens mais visitadas: Citostáticos versus extravasamento (2.260), Ciclofosfamida: estabilidade após diluição (1.940), Metotrexato: estabilidade em seringas (1.010). Visitas por país: Brasil (22.700), Rússia (16.300), Estados Unidos da América (11.700), Portugal (2.400), Alemanha (2.210), França (2.070).

Discussão

A administração de um medicamento citostático, na maioria das vezes, requer previamente um processo de reconstituição e posterior diluição a partir da apresentação farmacêutica. A criação de um Serviço de Terapia Antineoplásica, com a finalidade de preparação de citostáticos obriga a um aperfeiçoamento praticamente em tempo integral e a um profundo conhecimento das condições ideais para a obtenção de dados científicos para a estabilidade das soluções preparadas assim como as suas limitações.

Conclusão

Foi disponibilizado um blog de caráter técnico e informativo http://manipulacaodecitostaticos.blogspot.com, simples e de fácil acesso, para a divulgação de métodos científicos normatizados, que irão contribuir para a garantia da qualidade na informação técnica sobre manipulação de medicamentos oncológicos.

Palavras-chave

Hematologia; Boas práticas de manipulação de medicamentos; Segurança do paciente.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas