
Desenvolver e validar um aplicativo que analise a eficiência das solicitações de concentrados de hemácias e direcione condutas hemoterápicas em procedimentos cirúrgicos eletivos.
Material e métodosPara a confecção do aplicativo, buscou-se analisar os seguintes aspectos no processo de reserva cirúrgica de concentrado de hemácias: eficiência do processo, conduta otimizada e quantidade necessária. Percebeu-se que esses três aspectos são alcançados pelos cálculos do índice de utilização de concentrado de hemácias – IUCH, do índice de pacientes transfundidos – IPT e do Maximal Surgical Blood Order Schedule – MSBOS, respectivamente. O aplicativo foi submetido a validação por 10 especialistas, das diversas categorias profissionais com experiência na área de hemoterapia, através da avaliação dos critérios da Escala de Likert. Para a validação de conteúdo, foi utilizado o índice de validade de conteúdo (IVC). Dessa forma, gerou-se um aplicativo com três telas, que podem ser utilizadas em conjunto ou de maneira individualizada, que executam as três análises supracitadas.
ResultadosO primeiro módulo refere-se ao IUCH, o resultado dessa relação chegará a definição se existe ou não um excesso de compatibilização de concentrado de hemácias para determinado procedimento estudado. O excesso de compatibilização é resultado de uma relação superior a 2,5. A segunda tela determina o IPT, que orienta o usuário em relação a conduta hemoterápica, resultados < 1%, definem que nenhuma conduta hemoterápica deve ser realizada, intervalos entre 1 e 10% sinalizam a necessidade de tipagem sanguínea e painel de anticorpos irregulares, já valores > 10% determinam a necessidade de reserva do concentrado de hemácias. O último módulo aborda o MSBOS, que orienta a quantidade de concentrado de hemácias a serem reservados para determinado procedimento.
DiscussãoO aplicativo Banco de Sangue, surge com o objetivo de facilitar o processo de gestão, ao permitir o estabelecimento de protocolos de reserva cirúrgica personalizados de acordo com a realidade de cada hospital. Permite sinalizar possíveis falhas no processo de solicitação e possibilita que os próprios cirurgiões recebam a orientação de qual conduta hemoterápica é a ideal para o procedimento. O aplicativo foi submetido a um processo de validação através de uma avaliação multidisciplinar e, portanto, sob diversos ângulos e gerações. Foram analisadas habilidades estabelecidas pela International Organization for Standardization (ISSO) para desenvolvimento de softwares, através da aplicação da escala Likert, como funcionalidade, confiabilidade, usabilidade e eficiência. Todos os resultados atingiram um IVC adequado, porém as análises menos promissoras foram em relação a usabilidade e eficiência, isso impulsionou melhorias, como a implantação do ícone dúvida para cada tela do aplicativo e a importação dos dados realizados para planilhas para melhor manejo do usuário.
ConclusãoDessa forma, através de um método rigoroso de elaboração, foi desenvolvido um aplicativo que objetiva o uso racional do sangue em procedimentos cirúrgicos eletivos.