HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA captação de doadores de sangue no Brasil ainda enfrenta obstáculos relacionados a fatores culturais, desinformação e limitações logísticas. Embora o país atinja a taxa mínima de doações recomendada pela OMS, microrregiões continuam sofrendo com a escassez de doadores regulares, o que compromete o atendimento à crescente demanda de hemocomponentes. Nesse contexto, o projeto de extensão “Corrente do Sangue”, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em parceria com o Banco de Sangue de Ilhéus, buscou desenvolver ações de conscientização por meio de estratégias educativas, campanhas digitais e presenciais, com especial foco no público universitário.
ObjetivosAplicar estratégias de captação do doador e sensibilização da comunidade acadêmica sobre a importância da doação de sangue voluntária e regular.
Material e métodosAs estratégias de captação foram embasadas na literatura e dividida em dois eixos, educação e saúde e campanha de mobilização, ambas realizadas no segundo semestre de 2024. A primeira delas ocorreu no “Circuito das Profissões”, evento institucional que recebe estudantes do 3° ano das escolas da região, com o intuito de promover os cursos da universidade. Neste momento foi realizada uma ação educativa com uma breve apresentação sobre a importância da doação de sangue e um momento de relato de experiências pessoais, como “já doou sangue alguma vez?”, “Algum familiar seu já necessitou de transfusões sanguíneas?”, seguida da tipagem sanguínea dos voluntários como forma de demonstrar um dos processos importantes realizados no banco de sangue, para garantir a segurança das transfusões, a tipagem foi realizada por meio de punção digital, com coleta de três gotas de sangue em uma lâmina, utilizando os reagentes Anti-A, Anti-B e Anti-D para identificação do tipo sanguíneo e fator Rh. A segunda estratégia aconteceu na semana do dia nacional do doador de sangue, período correspondente de 25 a 30 de novembro de 2024, no qual foi desenvolvido uma campanha híbrida. No meio digital houve a criação de artes gráficas, sinalizando o início da campanha, na qual foram postadas no instagram e presencialmente ocorreu a distribuição de panfletos informativos pelo campus, com sensibilização direta da comunidade acadêmica ao longo da semana.
ResultadosForam realizadas mais de 80 tipagens sanguíneas, com participação de aproximadamente 160 pessoas dentre elas estudantes do ensino médio, graduandos, docentes e servidores técnicos com idade acima de 18 anos e no segundo momento na campanha física houve a entrega 116 panfletos e no ambiente online foram realizadas 2 postagens no feed o qual obtiveram uma média de 41,5 curtidas e 2.666,5 visualizações e de 5 stories que contaram com uma média de 1.244 visualizações.
Discussão e conclusãoConstatou-se o bom recebimento das estratégias pelo meio universitário e o alcance satisfatório de seus objetivos na manutenção da doação de sangue, disseminando informações confiáveis e provocando reflexões sobre sua importância no cotidiano.




