
Relatar a experiência de enfermeiras residentes em hematologia e hemoterapia frente a execução de uma atividade de Educação Continuada, denominada “Conversa Científica”, que tem como público alvo as equipes de enfermagem da instituição.
MétodoÉ um relato de experiência, descritivo, retrospectivo, realizado por enfermeiras da Residência Multiprofissional em Hematologia e Hemoterapia do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti. Foram analisadas as listas de presença de uma atividade denominada “Conversa Científica”, esta atividade propõe ao residente a escolha de um tema que se relacione com a prática do setor onde o mesmo está lotado no momento, para posterior treinamento/discussão “in loco”junto a equipe de enfermagem, objetivando reflexão e melhoria das práticas assistenciais da instituição.
ResultadosEntre junho de 2022 a fevereiro de 2024, foram realizadas 20 Conversas Científicas, onde foram abordadas 16 temáticas diferentes. No total, 123 profissionais participaram desta atividade e 20 equipes foram treinadas. Além disso, a análise das frequências revelou uma periodicidade variável, com interrupções em alguns meses, devido a restrições de calendário ou à impossibilidade de participação por parte dos residentes.
DiscussãoPara a promoção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades de um indivíduo ou grupo de pessoas é necessário treinamento. No âmbito da enfermagem, a Educação Continuada pode ser definida como atividades de ensino após a conclusão da graduação, se apresentando de diferentes formas, a exemplo de atualizações, aquisição de novas informações, atividades com programação pré-estabelecida e com a utilização das mais variadas metodologias.
ConclusãoPercebeu-se que as Conversas Científicas serviram como ponto de partida para discussões destinadas a promover a reflexão crítica e o debate entre os membros da equipe de enfermagem. Além de estimular o pensamento crítico da equipe, ficou evidente como as atividades propostas pela Residência em Enfermagem podem contribuir positivamente no conhecimento dos profissionais da enfermagem da instituição.