Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1169 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1169 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
CONTRIBUIÇÕES DA RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM UM HOSPITAL HEMATOLÓGICO
Visitas
255
NA Rabello, KKN Santana, R Oliveira, ZA Lidio
Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HEMORIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivo

Relatar a experiência de enfermeiras residentes em hematologia e hemoterapia frente a execução de uma atividade de Educação Continuada, denominada “Conversa Científica”, que tem como público alvo as equipes de enfermagem da instituição.

Método

É um relato de experiência, descritivo, retrospectivo, realizado por enfermeiras da Residência Multiprofissional em Hematologia e Hemoterapia do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti. Foram analisadas as listas de presença de uma atividade denominada “Conversa Científica”, esta atividade propõe ao residente a escolha de um tema que se relacione com a prática do setor onde o mesmo está lotado no momento, para posterior treinamento/discussão “in loco”junto a equipe de enfermagem, objetivando reflexão e melhoria das práticas assistenciais da instituição.

Resultados

Entre junho de 2022 a fevereiro de 2024, foram realizadas 20 Conversas Científicas, onde foram abordadas 16 temáticas diferentes. No total, 123 profissionais participaram desta atividade e 20 equipes foram treinadas. Além disso, a análise das frequências revelou uma periodicidade variável, com interrupções em alguns meses, devido a restrições de calendário ou à impossibilidade de participação por parte dos residentes.

Discussão

Para a promoção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades de um indivíduo ou grupo de pessoas é necessário treinamento. No âmbito da enfermagem, a Educação Continuada pode ser definida como atividades de ensino após a conclusão da graduação, se apresentando de diferentes formas, a exemplo de atualizações, aquisição de novas informações, atividades com programação pré-estabelecida e com a utilização das mais variadas metodologias.

Conclusão

Percebeu-se que as Conversas Científicas serviram como ponto de partida para discussões destinadas a promover a reflexão crítica e o debate entre os membros da equipe de enfermagem. Além de estimular o pensamento crítico da equipe, ficou evidente como as atividades propostas pela Residência em Enfermagem podem contribuir positivamente no conhecimento dos profissionais da enfermagem da instituição.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas