Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 188
Acesso de texto completo
CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE TERAPIA TRANSFUSIONAL NUM HEMOCENTRO BRASILEIRO
Visitas
100
WJ Silvaa, CSM Motaa, BKS Oliveiraa, GS Cândidoa, LCR Amorima, GW Silvaa, MG Carneirob, PTH Silvab, REA Silvaa, TMR Guimarãesa
a Universidade de Pernambuco (UPE); Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), Recife, PE, Brasil
b Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, PE, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A hemoterapia constitui-se de um tratamento que é realizado através da transfusão de sangue, seus componentes e derivados, envolve todo o processo que vai desde a captação de doadores, a separação de hemocomponentes e preparo de hemoderivados, prescrição de terapia transfusional segura e administração dos hemocomponentes e hemoderivados. Entretanto, mesmo com os avanços na ciência e tecnologia, o receptor não está livre de potenciais riscos que o processo transfusional pode acarretar.

Objetivos

Analisar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre terapia transfusional num hemocentro brasileiro.

Material e métodos

Estudo transversal, analítico e quantitativo. A população do estudo foi composta por 156 profissionais, sendo 44 enfermeiros e 112 técnicos. A amostra foi de conveniência, sendo entrevistados todos os profissionais que aceitaram participar da pesquisa. Os participantes responderam um questionário estruturado, confeccionado para a pesquisa, com perguntas baseadas na Resolução COFEN 709/2022, que dispõe sobre a Atuação de Enfermeiro e de Técnico de Enfermagem em Hemoterapia e pela Portaria GM/MS 158/2016, que redefine o Regulamento Técnico de procedimentos Hemoterápicos. A coleta de dados foi realizada em setembro de 2024. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da instituição – Parecer 7.014.912.

Resultados

Dados sociodemográficos: o estudo foi realizado com 93(59,6%) dos profissionais de enfermagem da instituição, sendo 33(75%) enfermeiros e 60 (53,6%) técnicos de enfermagem. A maioria 78 (83,9%) era do sexo feminino, idade média 46 anos, faixa etária ampla 24 a 69 anos, 36 (38,7%) trabalhava no hospital há menos de cinco anos; 25 (26,9%) trabalhava na enfermaria adultos e 19 (20,4%) no SPA; 63 (67,7%) tinham mais de dez anos de formação; 32 (96,9%) dos enfermeiros tinham especialidade, sendo 17 (53,1%) Emergência e UTI e 8 (25%) oncohematologia. Entretanto, 53(57%) responderam que não participaram de cursos sobre hemoterapia. Conhecimento adequado sobre terapia transfusional: a maioria apresentou conhecimento adequado sobre riscos da terapia transfusional, a responsabilidade da equipe de enfermagem na hemoterapia, tempo em que deve ser iniciado a transfusão sanguínea, tempo de infusão dos hemocomponentes, tempo recomendado para permanecer em beira leito do paciente em transfusão, cuidados de enfermagem durante reação transfusional imediata e conhecimento geral sobre compatibilidade sanguínea (média acertos 67%). Conhecimento deficiente sobre terapia transfusional: verificou-se déficit de conhecimento sobre: normas técnicas que regulamenta a atuação da enfermagem, conceito sobre reação transfusional, tempo de gotejamento correto nos primeiros 10 minutos de hemotransfusão, cuidados peritransfusionais e verificação dos sinais vitais do paciente em transfusão, sistemas sanguíneos que provocam mais reação, o tempo que pode ocorrer reação imediata (pergunta de menor acerto 7%), sintomas de reação transfusional aguda, reações imunológicas e não imunológicas e o sistema de notificação NOTIVISA (média acertos 28%).

Discussão e conclusão

Verificou-se déficit de conhecimento sobre terapia transfusional pela equipe de enfermagem pesquisada, demonstrando conhecimento superficial sobre o tema, destacando a necessidade de treinamentos e atualizações.

Texto Completo

Referências:

Pereira EB, Santos VG, Silva FP, et al. Hemovigilância: conhecimento da equipe de enfermagem sobre reações transfusionais. Enferm Foco. 2021;12:702-9

Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas