Sugestões
Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 174
Acesso de texto completo
COMUNICAÇÃO CONfiÁVEL E ÁGIL DE VALORES CRÍTICOS NO LABORATÓRIO DE HEMATOLOGIA DO INSTITUTO NACIONAL DE INFECTOLOGIA EVANDRO CHAGAS
Visitas
219
LAS Rosadas, AM Chaves, ACS Teixeira, AP Silva, AG Vizzoni
Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

Os avanços tecnológicos, vem trazendo transformações no âmbito da comunicação de valores críticos em laboratórios clínicos, de forma especial com o uso de bancos de dados e ferramentas de Business Intelligence (BI). Valores críticos, no contexto laboratorial, são resultados que indicam condições potencialmente fatais. Por isso requerem comunicação imediata para decisões terapêuticas. Em termos de eficiência clínica, esses sistemas reduzem o tempo de resposta na comunicação de valores críticos e minimizam erros o que acaba por melhorar os resultados para os pacientes. Padronizar e automatizar os processos de coleta de dados e organizar melhor a comunicação entre os laboratórios e as equipes de saúde ajudam a ganhar tempo para começar tratamentos urgentes. Com sistemas automáticos e protocolos bem definidos, é possível evitar erros, fazer tudo de forma mais uniforme e atender os pacientes com mais rapidez. Com dashboards de gerenciamento de pacientes críticos, os líderes das equipes podem acessar em tempo real dados realmente essenciais para priorizar intervenções em situações urgentes. Além disso, ao registrar todos os dados de forma centralizada em sistemas integrados, é possível criar ferramentas para análise e gestão que possam ser usadas por todas as equipes. Isso não só reduz os riscos e agiliza os tratamentos, mas também ajuda a construir um ambiente de trabalho mais colaborativo, eficiente e focado na segurança do paciente.

Objetivos

Desenvolver e propor estratégias baseadas em tecnologias de banco de dados e Business Intelligence para padronizar, automatizar e otimizar a comunicação de valores críticos em laboratórios hospitalares, com foco em melhorar a qualidade assistencial, a segurança do paciente e a eficiência na tomada de decisões clínicas.

Material e métodos

Trata-se de um estudo transversal, de natureza exploratória, que utilizou dados secundários de exames laboratoriais do setor de hematologia com valores críticos no período de maio de 2023 a junho de 2025. Para a desenvolvimento da tecnologia de Business Intelligence na gestão da comunicação de valores laboratoriais considerados críticos foram utilizados banco de dados extraídos do prontuário eletrônico hospitalar MV por meio da plataforma REDCap. Para garantir a proteção dos dados, foram adotadas medidas de segurança, incluindo o armazenamento em servidores protegidos, com acesso restrito e uso de criptografia. Além disso, foram realizados backups periódicos para evitar qualquer perda de informações.

Resultados

Durante o período do estudo foram contabilizados 1.245 alerta de valores críticos sendo 443 (35,6%) referente as plaquetas, 403 (32,3%) hematócrito, 378 (30,4%) hemoglobina e 21(1,7%) INR. Em 17,9% (224 exames) houve dificuldade de comunicação do valor crítico ao médico assistente. A efetividade na comunicação de alerta críticos em até 15 minutos alcançou 83% (meta 90%), com intervalos que variaram entre 2 e 35 minutos.

Discussão e conclusão

Os valores críticos dos resultados laboratoriais sinalizam condições graves, e exigem ações imediatas. Quando não há processos padronizados e automatizados, a transmissão dessas informações pode ser lenta, aumentando o risco de atrasos que podem resultar em complicações graves ou até desfechos negativos para os pacientes. Essa integração favorece um ambiente de cuidado centrado no paciente, assim, diante da lacuna encontrada, as ações propostas pretendem melhorar a qualidade do atendimento hospitalar e garantir mais segurança, permitindo que casos urgentes sejam tratados imediatamente.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas