Compartilhar
Informação da revista
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S475 (Outubro 2021)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S475 (Outubro 2021)
Open Access
COMPREENSÃO FRENTE À DOAÇÃO DE SANGUE ENTRE OS ALUNOS DO PRIMEIRO PERÍODO DE MEDICINA DA UFRJ E SUAS PARTICIPAÇÕES NA GINCANA SOLIDÁRIA PARA DOAÇÃO DE SANGUE
Visitas
1334
LG Figorelle, LLSP Domingues, JB Nascimento, TA Barros, CAPR Neto, JO Costa, VA Leitão, A Maiolino, M Garnica, MFD Gaui
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 43. Núm S1
Mais dados

De acordo com dados do Ministério da Saúde de 2020, em torno de 1,6% da população brasileira é doadora de sangue, abaixo do índice recomendado pela OMS. A conquista de novos doadores frequentes é fundamental para a manutenção dos estoques de sangue nos hemocentros, principalmente no contexto atual pandêmico. Visando esclarecer a compreensão dos alunos ingressantes do curso de medicina da UFRJ frente à necessidade da doação de sangue, dois questionários foram elaborados pela Liga Acadêmica de Hematologia e Oncologia da UFRJ a partir da plataforma online Google Forms. Os questionários foram divulgados por redes sociais. O primeiro, composto por 18 questões e o segundo por 11,  elucidaram os conhecimentos sobre o tema e a iniciativa para doação. Entre os questionários, os alunos foram expostos a uma aula teórica sobre a importância da doação de sangue, ministrada pelo Hematologista Tiago Barros pela plataforma Google Meets. Os alunos respondedores foram convidados a participar de gincana solidária, uma atividade de promoção de doação entre amigos e familiares dos alunos ingressantes. Para a validação na gincana, o doador posta uma foto na rede social Instagram, marcando a conta da Liga, recebendo pontos. Os 3 alunos com maiores pontuações ganham acessórios da faculdade, cedidos pelas entidades da Faculdade de Medicina. Entre os 54 alunos presentes, 44 responderam o primeiro questionário e 46 o segundo. Dos 44 respondedores do pré-questionário, 50% eram homens, 88,6%, da faixa etária de 18 a 21 anos e 77,3% nunca doaram sangue. Desses, 34,1% nunca pensaram ou se sentiram motivados a doar e 15,9% afirmam ter alguma contraindicação. 22,1% declararam ser 5 em 5 a probabilidade de doarem sangue nos próximos 30 dias. 52,3 % afirmaram ser 5 em 5 sua aptidão para conversar com outras pessoas sobre doação de sangue, 13,6% acreditavam que com uma doação era possível salvar uma vida e 25% acreditavam ser possível salvar quatro vidas. 29,5% acertaram o tempo mínimo entre doações de sangue. 77,3% acertaram quais doenças eram testadas em bolsa de doação. 75% acertaram a alternativa que indicava o paciente não apto a doar sangue. 56,6% acertaram a principal causa de mal estar relacionado à doação. Dos 40 respondedores do pós-questionário, 34,7% afirmam ser 5 em 5 a probabilidade de doarem sangue nos próximos 30 dias e 59,2%, 5 em 5 a aptidão em conversar com outros sobre doação de sangue.  77,6% responderam que até 4 vidas podem ser salvas com uma doação. 89,8% acertaram o tempo mínimo entre doações, 93,9% quais doenças eram testadas em uma bolsa. 85,7% acertaram a alternativa que indicava o paciente não apto a doar, 79,6% para a principal causa de mal estar relacionada à doação. 98% consideram ser 5 em 5 a importância de uma campanha como essa na Faculdade. A pesquisa expôs a desinformação parcial entre os ingressantes do curso sobre o tema proposto, percebemos, entretanto, aumento expressivo dos acertos após a aula teórica, evidenciando o benefício da palestra. Ademais, notamos um crescimento no incentivo dos alunos na doação voluntária após o encontro, embora uma parte tenha se mantido indecisa. Portanto, fica claro a importância da elaboração de projetos que visam aumentar as doações entre estudantes de medicina, por meio da propagação de informação a respeito do ato entre os alunos.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas