
Descrever o uso da plataforma Epvix na busca, seleção e realização da prova cruzada virtual de plaquetas HLA compatíveis para pacientes com Refratariedade Transfusional Plaquetária Imunes (RPI), assim como demostrar a eficácia da transfusão dessas plaquetas selecionadas.
Material e métodosEste estudo foi realizado com uma coorte prospectiva de pacientes hematológicos diagnosticados com RPI avaliados durante o período de 2018 a 2022 em hospital terciário de São Paulo. O banco de doadores (1052 indivíduos) com tipagem HLA-classe I já conhecida foi previamente incluído na plataforma Epvix. O Painel de Reatividade de Anticorpos (PRA) de cada paciente aceito no estudo foi inserido na plataforma e de forma automatizada realizada a busca, seleção e prova cruzada virtual para identificar doadores HLA compatíveis. As transfusões conduzidas com plaquetaféreses provenientes de doadores HLA compatíveis foram monitoradas através do CCI de 24 horas.
ResultadosUm total de 6 pacientes foram incluídos neste estudo. Todos tinham doenças hematológicas (3 SMD; 1 LLA-B; 1 LMA; 1 Anemia Aplasica), sendo 4 mulheres, 2 homens e a média de idade foi de 61 anos (intervalo: min=44, max=82). Em todos os pacientes foram detectados anticorpos HLA como causas imunes, e quatro pacientes apresentaram também causas não imunes durante a avaliação da refratariedade plaquetária. Um alto percentual de aloimunização foi detectado em todos os pacientes estudados (média PRA: 85,7%). A prova cruzada virtual da plataforma Epvix identificou pelo menos um doador de plaquetas HLA compatível para todos os pacientes. Trinta doadores diferentes puderam agendar e realizar doação de plaquetas. A média de eplets incompatíveis entre paciente e doador foi de 12,7 (min=0, max=68). A contagem média de CCI em 24 horas foi de 9882 (min=0, max=25200). Todas as transfusões de plaquetas atingiram uma contagem CCI satisfatória, exceto por dois eventos de transfusão. Em um caso, o doador HLA-casse I idêntico foi selecionado e o CCI foi 0, em outro caso, o CCI foi 1500, não sendo considerado satisfatório. A presença de causas não imunes descritas nesses dois casos (febre, transplante de medula óssea e quimioterapia) pode ser o motivo pelo qual a CCI não foi satisfatório como esperado.
DiscussãoO manejo dos pacientes com refratariedade transfusional plaquetária exige adequada logística e agilidade para uma eficiente abordagem transfusional. Em especial, nos casos de RPI, estratégias de seleção de doador compatível são fundamentais. O EpViX é um aplicativo gratuito alocado na web e sua interface foi desenvolvida com base nas melhores práticas de interface humano-computador. Este aplicativo utiliza o algoritmo HLAMatchmaker para a geração de relatórios de histocompatibilidade, e já foi validado como ferramenta para a prova cruzada virtual de plaquetas e a automação do programa agrega agilidade na busca de doadores compatíveis. O presente estudo demonstrou a eficiência da prova cruzada virtual realizada pela plataforma Epvix uma vez que incremento transfusional plaquetário foi atingido na maioria dos casos. Contudo, em determinados casos, a prova cruzada real ainda se fará necessária pois a plataforma não contempla o polimorfismo HPA.
ConclusãoA plataforma Epvix é uma ferramenta inovadora e eficiente na busca e seleção de doadores HLA compatíveis para os casos com refratariedade transfusional plaquetária imune.