HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosO Clube do Doador é um cadastro voluntário destinado a indivíduos aptos à doação de plaquetas por aférese tripla, com base em critérios mínimos que garantem a segurança do doador, a proteção do receptor, a qualidade dos hemocomponentes e a consistência do estoque. Os doadores selecionados passam por avaliação médica e exames laboratoriais, incluindo AST, ALT, bilirrubinas, ureia, creatinina, colesterol, triglicerídeos, glicemia em jejum, imunofenotipagem CD4+ e CD8+, hemograma completo. Os doadores aprovados podem doar mensalmente, até oito vezes por ano. Após um ano, recebem certificado de reconhecimento e destaque na mídia. Os membros do clube têm prioridade no agendamento e no atendimento. O objetivo é incentivar a doação tripla de plaquetas, garantir hemocomponentes de alta qualidade, aumentar a segurança e reduzir os custos do procedimento.
ObjetivosFidelizar doadores de plaquetas triplas.
Material e métodosDoadores de plaquetas por aférese de repetição com contagem plaquetária maior que 300.000 mm3 e superfície corporal ≥1,7 m2, foram selecionados e convidados a participarem do clube. Após o aceite, o doador realizou uma consulta médica para avaliação geral e realização de exames (TGO,TGP, Bilirrubinas total e frações, Uréia, Creatinina, Colesterol, Triglicérides, Glicemia de jejum, Imunofenotipagem CD4+ e CD8+, hemograma). Após a liberação médica, os doadores foram convocados para a doação. O intervalo mínimo entre duas doações do doador será de 30 dias, podendo um mesmo doador realizar no máximo, 1 doação por mês e 8 doações ao ano. Os doadores receberão ao final de 1 ano no clube um agradecimento especial do banco de sangue e seus nomes serão divulgados na mídia interna e externa. Doadores do clube terão prioridade na escolha do horário da doação e serão prioridade no atendimento.
ResultadosApós 6 meses de projeto, conseguimos 10 doadores para o clube, melhoramos a segurança de doadores e receptores, garantimos um estoque mais estável e reduzimos os custos operacionais em 80%.
Discussão e conclusãoEste projeto demonstra uma estratégia estruturada e baseada em evidências para melhorar a eficiência e a segurança das coletas de plaquetas por aférese tripla. A implementação de critérios rigorosos de elegibilidade, monitoramento clínico contínuo e ações de reconhecimento ao doador favorece a fidelização dos participantes e assegura a disponibilidade constante de concentrados de plaquetas de alta qualidade. O modelo pode ser replicado em outros serviços de hemoterapia que buscam otimizar a coleta de plaquetas com foco no engajamento direcionado de doadores.




