Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 249
Acesso de texto completo
CLUBE DE DOADORES DE PLAQUETAS TRIPLAS
Visitas
99
CR Abreu Silva, FCR Saddi, GCR Dourado, ACR Crispim, MCR Pina, CCR Bariani
HONCORD, Goiânia, GO, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

O Clube do Doador é um cadastro voluntário destinado a indivíduos aptos à doação de plaquetas por aférese tripla, com base em critérios mínimos que garantem a segurança do doador, a proteção do receptor, a qualidade dos hemocomponentes e a consistência do estoque. Os doadores selecionados passam por avaliação médica e exames laboratoriais, incluindo AST, ALT, bilirrubinas, ureia, creatinina, colesterol, triglicerídeos, glicemia em jejum, imunofenotipagem CD4+ e CD8+, hemograma completo. Os doadores aprovados podem doar mensalmente, até oito vezes por ano. Após um ano, recebem certificado de reconhecimento e destaque na mídia. Os membros do clube têm prioridade no agendamento e no atendimento. O objetivo é incentivar a doação tripla de plaquetas, garantir hemocomponentes de alta qualidade, aumentar a segurança e reduzir os custos do procedimento.

Objetivos

Fidelizar doadores de plaquetas triplas.

Material e métodos

Doadores de plaquetas por aférese de repetição com contagem plaquetária maior que 300.000 mm3 e superfície corporal ≥1,7 m2, foram selecionados e convidados a participarem do clube. Após o aceite, o doador realizou uma consulta médica para avaliação geral e realização de exames (TGO,TGP, Bilirrubinas total e frações, Uréia, Creatinina, Colesterol, Triglicérides, Glicemia de jejum, Imunofenotipagem CD4+ e CD8+, hemograma). Após a liberação médica, os doadores foram convocados para a doação. O intervalo mínimo entre duas doações do doador será de 30 dias, podendo um mesmo doador realizar no máximo, 1 doação por mês e 8 doações ao ano. Os doadores receberão ao final de 1 ano no clube um agradecimento especial do banco de sangue e seus nomes serão divulgados na mídia interna e externa. Doadores do clube terão prioridade na escolha do horário da doação e serão prioridade no atendimento.

Resultados

Após 6 meses de projeto, conseguimos 10 doadores para o clube, melhoramos a segurança de doadores e receptores, garantimos um estoque mais estável e reduzimos os custos operacionais em 80%.

Discussão e conclusão

Este projeto demonstra uma estratégia estruturada e baseada em evidências para melhorar a eficiência e a segurança das coletas de plaquetas por aférese tripla. A implementação de critérios rigorosos de elegibilidade, monitoramento clínico contínuo e ações de reconhecimento ao doador favorece a fidelização dos participantes e assegura a disponibilidade constante de concentrados de plaquetas de alta qualidade. O modelo pode ser replicado em outros serviços de hemoterapia que buscam otimizar a coleta de plaquetas com foco no engajamento direcionado de doadores.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas