HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA doação de sangue é um ato voluntário e altruísta de suma importância para a manutenção dos estoques hemoterápicos e para a garantia de atendimento a pacientes em situações de urgência e tratamentos contínuos. Nos últimos dois anos, o Brasil registrou um leve aumento de 1,9% do número de bolsas de sangue coletadas, segundo dados do Ministério da Saúde. Já as transfusões de sangue apresentaram crescimento de 2,9%. Embora o número de doações realizadas no Brasil esteja dentro do parâmetro recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde realiza campanhas anuais para captar mais doadores e manter estoques adequados de sangue e hemoderivados. Nesse contexto, a Liga de Biomedicina em Imunologia e Hematologia (LABIH) da Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO) promoveu a segunda edição da Campanha Sangue Biomédico, integrando a responsabilidade social à formação acadêmica.
ObjetivosIncentivar a doação voluntária de sangue, mobilizando acadêmicos e a comunidade local e conscientizar sobre a importância da doação de sangue.
Material e métodosA campanha foi realizada no dia 3 de junho de 2025, na unidade 5 da Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO), em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHEMOAM) que disponibilizou a unidade móvel de coleta, o “Vampirão”. A divulgação ocorreu por meio de palestra educativa na Clínica FAMETRO, onde foi abordado a importância da doação de sangue, e por postagens em redes sociais (Instagram) para aumentar o alcance da campanha. A coleta foi conduzida por uma equipe técnica do hemocentro, assim garantindo segurança e conforto aos doadores.
ResultadosA ação que contou com menos de 6 horas de duração contou com a participação de 43 doadores voluntários, resultando na coleta de 43 bolsas de sangue. Considerando que cada bolsa pode beneficiar até quatro pacientes, estima-se que aproximadamente 172 vidas poderão ser impactadas positivamente.
Discussão e conclusãoA intervenção promoveu ampla mobilização da comunidade acadêmica de Biomedicina, evidenciando o elevado grau de engajamento desses futuros profissionais na promoção da saúde pública e na responsabilidade social. O expressivo número de voluntários recrutados em curto período de tempo confirma a efetividade da Campanha Sangue Biomédico como ferramenta de captação de doadores, integrando estratégias educacionais e ações de mobilização social. A sinergia estabelecida entre a instituição acadêmica e o hemocentro estadual potencializou os resultados, demonstrando a relevância da incorporação de campanhas de conscientização aos currículos acadêmicos e sua contribuição para o fortalecimento dos serviços hemoterápicos. Além disso, a experiência reforça a importância da formação prática e supervisionada para o desenvolvimento de competências relacionadas ao manejo e à promoção de políticas públicas de saúde. Esses achados indicam que iniciativas intersetoriais entre ensino e serviço são essenciais para ampliar a oferta de sangue seguro, bem como para qualificar a atuação profissional em hematologia e hemoterapia.




