
A doação de sangue é um ato voluntário e solidário que pode salvar vidas daqueles que se submetem a intervenções médicas de grande porte e complexidade, como cirurgias, tratamentos oncológicos, transplantes e transfusões. A demanda hospitalar de transfusões nem sempre consegue ser suprida com o estoque dos Hemocentros, o que gera um importante obstáculo na saúde pública e que necessita de um entremetimento da comunidade, como o caso do “Biel”. Gabriel Costa Coelho, Biel, foi diagnosticado com LMA (Leucemia Mielóide Aguda) no ano de 2015 aos 13 anos de idade, necessitando de transfusões de sangue e concentrado de plaquetas durante o tratamento, bem como, de um transplante de medula óssea (TMO). Para auxiliar na captação de doadores de sangue e medula para Biel e outros pacientes, familiares e amigos criaram a “Campanha Força Biel”.
MetodologiaA “Campanha” ocorreu entre os anos de 2015 e 2016 e se deu através da divulgação nas mídias sociais e ações, que incluíram palestras, eventos, transporte de voluntários para os Hemocentros de Santa Catarina e comercialização de artigos de vestimenta.
Resultados“Força Biel”atingiu relevância internacional, contando com o engajamento de mais de 100 artistas e personalidades que divulgaram a campanha de conscientização, mais de 35 mil seguidores nas redes sociais, aproximadamente 20 milhões de visualizações e 20 mil artigos vendidos, a Campanha auxiliou na conscientização e sensibilização da comunidade sobre a importância da doação.
Discussãoa leucemia mielóide aguda (LMA) é o tipo mais comum e mais agressivo da doença. O tratamento da LMA geralmente começa com a quimioterapia, que tem como objetivo eliminar as células leucêmicas ou interromper a formação de novas células doentes, porém atua também em células saudáveis, por tal razão, a transfusão de sangue se faz necessária em alguns casos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza uma porcentagem de 3% a 5% de doadores em relação ao total da população, porém menos de 2% da população brasileira é doadora de sangue, o que demonstra que o Brasil carece de incentivo e campanhas para a sensibilização e captação de voluntários.
ConclusãoA comunidade desempenha um papel fundamental no abastecimento do estoque de hemocomponentes dos Hemocentros e na manutenção do serviço de transfusão dos hospitais, porém é necessário campanhas de conscientização e sensibilização para a captação de novos doadores voluntários e regulares.