
O câncer é um problema de saúde pública de ordem global. Complicações decorrentes da doença e do tratamento relacionadas a déficit de autocuidado são eventos preveníveis e passíveis de intervenção por parte dos profissionais que prestam assistência à saúde dessa população.
ObjetivosRelatar a experiência de residentes em onco hematologia e alunos de mestrado em promoção da saúde em uma atividade educativa sobre autocuidado com foco na promoção da saúde e pacientes onco hematológicos.
MétodosEstudo descritivo, relato de experiência, ocorrido em junho de 2023 em um ambulatório de quimioterapia de um hospital de ensino em Fortaleza (CE). A estratégia educativa teve como referencial teórico a teoria do autocuidado de Dorothea Orem.
ResultadosA atividade foi construída e realizada por enfermeiros, um residente multiprofissional em onco hematologia e uma mestranda do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde. Participaram da atividade cerca de 25 pessoas entre pacientes e acompanhantes. Homens e mulheres, jovens e idosos que estavam na sala de espera para consulta médica ou administração de tratamento quimioterápico. Foi utilizado um baú construído pelos autores que contém objetos que remetem ao autocuidado como: copo de água, protetor solar, álcool gel, medicamento, termômetro, dentre outros. A atividade teve duração de uma e meia, sendo realizada de forma dialogada de acordo com que os objetos fossem retirados do baú. Houve participação dos pacientes com comentários adicionais e tira dúvidas. Ao final foi realizado jogo sobre mitos e verdades com plaquinhas temáticas para avaliar o aprendizado dos participantes, sendo exemplo de uma das perguntas formuladas pelos pesquisadores: Beber bastante água e líquidos durante o dia ajuda no tratamento? Ao todo, foram feitas cinco perguntas. Foi possível verificar que a maior parte dos participantes acertou as perguntas.
ConclusãoEstratégias diferenciadas de educação em saúde para promoção do autocuidado aos pacientes onco hematológicos com o baú do autocuidado são importantes ferramentas de promoção do autocuidado e prevenção de possíveis complicações relacionadas ao contexto oncológico, sendo uma estratégia de baixo custo e impacto positivo no público alvo contribuindo para sensibilizar público alvo a implementar mudanças nos hábitos de vida, gerando impacto a curto, médio e longo prazo na saúde.