Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S169-S170 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S169-S170 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
AVALIAÇÃO LABORATORIAL DOS INTERFERENTES PRÉ-ANALÍTICOS EM EXAMES DE HEMOSTASIA POR DIFERENTES METODOLOGIAS
Visitas
302
VLC Milczarskia,b, IVC Morkisb, CS Mariotb, P Portelab, C Ghemb, GG Correab
a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil
b Unidade de Hematologia e Citometria de Fluxo, Serviço do Diagnóstico Laboratorial, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Porto Alegre, RS, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Introdução

Os testes coagulométricos sofrem com os interferentes da fase pré-analítica, dessa forma, implica-se que o preparo do paciente, a coleta e o transporte da amostra sejam feitos de maneira eficiente. Os principais interferentes pré-analíticos são a hemólise, lipemia e icterícia. Estes interferentes podem culminar em erro analítico e subsequente comprometimento do resultado, sendo de suma importância a checagem destes. Algumas automações de coagulação já dispõem da checagem automatizada de interferentes, como a automação ACL Top® da Werfen, que realiza a verificação pré-analítica da amostra através do índice de hemólise, icterícia e lipemia (HIL).

Objetivos

Este estudo teve como objetivo verificar o impacto da utilização da análise automatizada de interferentes no número de recoletas por hemólise.

Metodologia

Foi avaliado o número de exames processados e o número de recoletas por hemólise detectada através de inspeção visual da amostra no período de dezembro de 2021 a dezembro de 2022, para os exames Tempo de Protrombina (TP), Tempo de Protrombina Ativado (TTPa), Fator V (FV), D-dímeros (DD), Fibrinogênio (Fib). Além do número de exames processados e o número de recoletas por hemólise após a implementação do equipamento ACL Top® 750 da Werfen, que possibilitou a detecção automática da hemólise, no período de dezembro de 2022 a dezembro de 2023. O presente estudo foi realizado no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), e aprovado pelo CEP (HCPA) sob número 2017-0045.

Resultados

Em 2022, a unidade realizou 97.375 exames, sendo 482 amostras (0,49%) recoletadas após a hemólise ser verificada. Em 2023, realizaram-se 93.940 exames, e o número de amostras recoletadas caiu para 343 (0,35%). O exame com maior índice de recoleta foi DD, com 0,99%, em sequência, TTPa (0,57%), TP (0,43%), Fib (0,37%), e, por fim, FV (0,24%). Já no ano seguinte, evidenciou-se, também, uma queda nas amostras recoletadas, com DD sendo o mais frequente (0,61%), seguido de TTPa (0,42%), Fib (0,38%), TP (0,32%) e, acerca do FV, nenhuma amostra precisou ser recoletada. DISCUSSÕES: A hemólise acaba por interferir negativamente na maioria dos testes de coagulação, ocasionando uma depleção de alguns fatores da coagulação e alterando os resultados dos testes, por exemplo, TP e TTPA. O equipamento ACL Top® 750 demonstrou ser efetivo ao evidenciar a hemólise nas amostras em que o analista não conseguiu visualizar macroscopicamente este interferente, uma vez que esta tecnologia determina o grau de hemólise através da absorbância da amostra entre os comprimentos de onda de 405 nm e 535 nm. Ademais, notou-se que o DD foi o exame mais recoletado - este sofrendo resultados falso-positivos na presença de hemólise, devido à ativação da cascata de coagulação. Por fim, como demonstrado, a análise por inspeção visual de hemólise enquadra-se como subjetiva, ao passo que a análise por automação mostrou eficácia na sua análise.

Conclusões

Pode-se verificar que as metodologias automatizadas diminuem a subjetividade da avaliação visual da hemólise, reduzindo as amostras que necessitaram de recoleta e aumentando a segurança na liberação dos resultados na rotina laboratorial.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas