Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S431-S432 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S431-S432 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
AVALIAÇÃO IN SILICO DA EXPRESSÃO GÊNICA DO COMPONENTE DO CICLO CIRCADIANO EM LEUCEMIA MIELOIDE AGUDA
Visitas
320
LS Cunha, BMD Nogueira, RB Gadelha, FMCP Pessoa, IV Barreto, CB Machado, AKC Machado, MOM Filho, MEA Moraes, CFAM Nunes
Laboratório de Farmacogenética, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivo

O ciclo circadiano (CC) é um sistema biológico fundamental que regula vários processos fisiológicos para manter a homeostase, adaptando-se a mudanças externas, como o ciclo claro/escuro. Este sistema, orquestra a expressão gênica envolvida no metabolismo, proliferação, reparo de DNA, respostas ambientais e imunidade. Os CLOCK GENES (CGs), CLOCK e BMAL1, que formam heterodímeros CLOCK-BMAL1 são componentes chave para esse ciclo, impulsionando e expressão de outros CG's e sendo auto regulados por eles, por meio de loops de feedback. As interrupções no ritmo circadiano estão ligadas a várias doenças, incluindo distúrbios metabólicos, condições neurodegenerativas e em diversas neoplasias. Ademais, os genes CLOCK e BMAL1 chamam a atenção já que foram observados expresso negativamente em todos os tipos de leucemias. Sendo assim, buscamos avaliar os papéis subexplorados da proteína CLOCK-interacting pacemaker, Circadian (CIPC), um regulador negativo independente do complexo CLOCK-BMAL1, e suas implicações no câncer, particularmente em leucemias. Ademais, são poucos os trabalhos que relatam as atividades moleculares de CIPC, porém já é sabido que essa proteína tem a capacidade de inibir a atividade do complexo CLOCK, regulando negativamente a transcrição de genes controlados pelo CC. Isso afeta a expressão de vários genes que são importantes para a manutenção dos ritmos circadianos em diversos tecidos, porém há uma falta de trabalhos que avaliam a capacidade oncológica de CIPC.

Metodologia

Foram utilizados dados de expressão de tecidos normais importados do Genotype-Tissue Expression (GTEX) e neoplásicos, integrados ao The Cancer Genome Atlas (TCGA), a partir da plataforma de exploração e visualização de dados genômicos UCSC Xena. Os dados foram organizados e as análises de estatísticas foram realizadas utilizando o software Graphpad Prism versão 8.0.1. Para a análise estatística, foram aplicados os testes de normalidade de Shapiro-Wilk seguido do teste comparativo de Mann-Whitney.

Resultado

A análise da expressão gênica apresentou um valor p significativo (p < 0,0001), demonstrando que o CIPC é hiperexpresso na leucemia mieloide aguda (LMA) em comparação com tecidos saudáveis.

Discussão

Estudos anteriores mostraram que CLOCK-BMAL1 está negativamente expresso em todos os tipos de leucemia, podendo estar associados a características desfavoráveis, como resistência e pior prognóstico, nesse sentido o papel de regulador negativo do CC de CIPC poderá está relacionado a leucemias, favorecendo a depressão circadiana levando também a uma desregulação de vias relacionadas a pior prognósticos em LMA.

Conclusão

A partir dos dados genômicos, conseguimos observar uma hiperexpressão de CIPC em LMA, levando a suposição de uma regulação negativa do CC, favorece negativamente o quadro de pacientes com LMA. Porém, pesquisas futuras devem se concentrar em elucidar de forma mais clara a expressão e os mecanismos do CIPC na leucemogênese, além de avaliar o seu potencial terapêutico, dado seu papel intrincado na regulação circadiana e a progressão do câncer.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas