Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S922-S923 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S922-S923 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
AVALIAÇÃO DO PERFIL CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO E MORBIMORTALIDADE DOS PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE PURPURA TROMBOCITOPÊNICA TROMBÓTICA SUBMETIDOS A PLASMAFÉRESE TERAPÊUTICA NO HOSPITAL DA SANTA CASA DE SÃO PAULO NO PERÍODO DE 2020 A 2023
Visitas
368
MM Bandeira, DE Fujimoto, ACKVD Nascimento, FGL Nunes, GLC Rosa, F Malagutti, MEP Antoniolli, JF Campos, MF Passolongo, BG Marcon
Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivos

Avaliação do perfil clínico e epidemiológico e morbimortalidade dos pacientes com diagnóstico de Púrpura Trombocitopênica Trombótica submetidos a plasmaférese terapêutica.

Método

Estudo retrospectivo de dados de prontuário dos pacientes com diagnostico de PTT que realizaram plasmaférese terapêutica no período de 01 de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2023.

Resultados

Durante o período foram registrados 09 procedimentos de aférese terapêutica relacionada a pacientes com diagnóstico de Púrpura Trombocitopênica Trombótica. A idade média dos pacientes foi de 38 anos, sendo 7 do sexo feminino e 2 do sexo masculino. Destes pacientes, 02 já tinham feito aférese antes da internação e 01 teve dois episódios de PTT durante o intervalo de tempo estudado. Além disso, tiveram 02 óbitos (25%) relacionados a complicações da PTT. Evidenciado em todos os pacientes a importância da aplicação do escore de PLASMIC caso o ADAMTS13 não esteja rapidamente disponível, os 9 casos analisados obtiveram pontuação com uma mediana de 6 que indica necessidade de considerar o diagnostico de PTT. Houve uma média de 14,7 sessões de aférese por paciente com volume médio total de 67490,9 mL, necessidade de infusão de plasma pré procedimento em 55,6% dos pacientes com volume médio de plasma infundido de 1412 mL. Todas as variáveis como sexo, faixa etária, ter ou não realizado aférese previamente não apresentou diferença estatística.

Discussão

A púrpura trombocitopênica trombótica é uma emergência médica rara e com risco de vida causada pela deficiência grave de ADAMTS13. Essa deficiência ocasiona trombos ricos em plaquetas na microvasculatura, hemólise de glóbulos vermelhos e danos em órgãos-alvo. Se não tratada, a PTT apresenta alta mortalidade. A presença de disfunção orgânica específica não é pré-requisito para o diagnostico, o mesmo é confirmado pela demonstração da deficiência grave de ADAMTS13 (< 10 UI/dL). O escore PLASMIC foi desenvolvido para auxiliar na identificação de pacientes com provável diagnóstico de PTT e que, portanto, se beneficiariam de aférese.

Conclusão

Frente à dificuldade de acesso à dosagem da ADAMTS13, e considerando a gravidade da doença, a aplicação do Score Plasmic agiliza a indicação da plamasférese podendo reduzir a mortalidade por esta doença. Apesar do pequeno numero de pacientes estudados no período, percebemos a heterogeneidade das manifestações clinicas, taxa de resposta, tempo de internação e necessidades transfusionais.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas