
Manter os estoques de sangue em níveis adequados é um desafio aos serviços de hemoterapia. Um suprimento de sangue seguro, baseado em doações voluntárias, é vital para todos os pacientes e, particularmente, para muitos que precisam de transfusões de sangue regulares por toda a vida, por exemplo, no caso de doenças como a falciforme ou a talassemia. As transfusões desses pacientes se tornam ainda mais seguras quando são utilizados concentrados de hemácias fenotipados para os principais antígenos de grupos sanguíneos e utilizadas unidades antígeno negativas para os pacientes que não possuem os mesmos antígenos, independente de serem aloimunizados. No entanto, adotar políticas de transfusão de bolsas fenotipadas profilaticamente se torna um desafio ainda maior para os serviços.
ObjetivosAvaliar a eficácia da estratégia de envio de mensagens via robô para a atração de doadores fenotipados.
Materiais/métodosO sistema de informação (SBS) foi otimizado para facilitar a inserção e recuperação das informações de fenotipagem de doadores. Posteriormente foram elaborados arquivos contendo os doadores que possuem fenótipos de interesse e esses arquivos são utilizados para envio de mensagens automáticas de convite à doação por meio de robô de Whatsapp®.
ResultadosFoi realizado um levantamento inicial de todos os doadores com fenótipo de interesse cadastrados no sistema SBS. Foram localizados aproximadamente 50.000 doadores com fenótipo de interesse cadastrados. Destes aproximadamente 36.000 tinham número de celular cadastrado. Foi criado um robô para envio de mensagem. Esta mensagem informa ao doador sobre o que é fenotipagem e que ele é um doador fenotipado, o que o torna muito importante para a transfusão de pacientes que recebem transfusão frequente e também o convida para doações regulares. Entre abril e julho de 2023, foram enviadas 6573 mensagens, resultando em 812 doadores que realizaram doações após receberem a mensagem. Isso equivale a 12,35% dos doadores que receberam a mensagem Destes doadores 136 não doavam há mais de 24 meses.
DiscussãoA demanda de unidades de concentrado de hemácias fenotipadas no Hemocentro de Ribeirão Preto é de aproximadamente 650 por mês para atender os pacientes aloimunizados e aos que estão na política de transfusão de bolsas fenotipadas profilaticamente. As 812 unidades fenotipadas doadas no período de envio de mensagens contribuíram no atendimento desta demanda pois representaram 31% da necessidade no período.
ConclusãoO envio de mensagens de aplicativos é considerado uma importante ferramenta de comunicaçãoe que se mostrou eficaz na captação de doadores de sangue fenotipados. As adequações dos sistemas de informação e a utilização de robôs tornam essa atividade mais rápida e eficiente e a sua utilização pode ser ampliada para convocação de fenótipos específicos para atender as demandas mais rapidamente. A informação ao doador de que o fenótipo dele é importante para alguns pacientes pode ser a causa do estímulo ao retorno desses doadores que não haviam realizado nenhuma doação nos últimos 24 meses.