
a leucemia mieloide aguda é uma doença maligna das células-tronco hematopoiéticas caracterizada pela superprodução de células anormalmente diferenciados da linhagem mieloide.
Objetivosavaliar se há comunicação afetiva entre equipe de Enfermagem e pacientes com leucemia mieloide aguda, avaliando se a relação efetiva ajudo no prognóstico, identificando pelo levantamento de dados e qual a relevância da relação afetiva no prognóstico do paciente, quando há a restrição de afeto.
Material e métodostrata-se de um estudo exploratório, qualitativo e descritivo. Usando um questionário pré-estabelecido por meio de entrevista com o paciente para levantamento e análise dos dados coletados.
Resultados14 pacientes entrevistados, desses 64,29% (n = 9) pertenciam ao sexo masculino e 35,71% (n = 5) ao feminino. Desse público 50% (n = 7) eram da cidade de Manaus, 35,71% (n = 5) de outros municípios da região e 14,29% (n = 2) não souberam responder. Foi possível a identificação de vínculos afetivos em relação a equipe de Enfermagem e paciente durante o processo-saúde-doença-cuidado e, criação (produção) de estratégias para melhorar a confiabilidade e segurança do paciente no tratamento da LMA, através do suporte afetivo da equipe de enfermagem.
DiscussãoA ligação emocional entre equipe de Enfermagem, paciente e família acontece com maior frequência quando se atua em oncologia, busca de proximidade é uma estratégia de apego, uma vez que o indivíduo precisa de proteção e suporte e, assim, escolhe um comportamento de seu repertório, onde esse, é criado a partir da experiência com os outros. Os pacientes que obtiam um vínculo mais efetivo com a equipe de Enfermagem, passaram a ter conforto e segurança auxiliando na continuidade do tratamento. Isso se dá ao fato de que o apego é considerado característica saudável do indivíduo, o acolhimento afetivo expressa o cuidar respeitoso, individual e mútuo, e favorece o estar com o outro, sem invadir a vida do paciente, possibilitando ampliar a prática assistencial com afetividade.
Conclusãoo afeto tanto quanto apego são estudados para garantir uma melhor interpretação e conceitualização sobre os temas, entendendo assim, aspectos biopsicológicos dos indivíduos. Ao entender melhor o processo saúde-doença, é possível garantir uma aceitação dos pacientes sobre seus respectivos tratamentos quando diagnosticados com Leucemia Mieloide Aguda (LMA). Portanto, é visível através dos dados coletados que quando a equipe se coloca no lugar como paciente, aspectos sociais e biológicos ficam interligados facilitando comunicação e segurança, não permitindo os pacientes abandonem o tratamento.