Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S897 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S897 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS TESTES RÁPIDOS (IMUNOCROMATOGRÁFICOS) EMPREGADOS NO DIAGNÓSTICO SOROLÓGICO DO HCV
Visitas
336
MA Oliveira, LRDS Braga, AA Paula, GR Conceição, CR Ferreira, YR Ribeiro, JRN Castro, VF Mendonça, MC Adati, HCBG Borges
Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - Fundação Oswaldo Cruz (INCQS/Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Introdução

Segundo a Organização Mundial de Saúde cerca de 50 milhões de pessoas vivem com Hepatite C no mundo. O maior número de casos crônicos da doença está localizado na região do Mediterrâneo Oriental, com 12 milhões. As regiões do Sudeste Asiático, Europeia e do Pacífico Ocidental somam 25 milhões de pessoas cronicamente infectadas. Um total de 8 milhões de pessoas na África e 5 milhões nas Américas encontram-se na mesma situação. Os testes de rotina para o diagnóstico sorológico do HCV requerem a coleta de amostras de sangue por punção venosa, com processamento e análise em laboratório. Testes que utilizam amostras facilmente obtidas e requerem pouco ou nenhum processamento de amostras, como os testes rápidos, aumentam a aceitação e permitem a descentralização do atendimento, simplificam os algoritmos de testagem e consequentemente melhoram o diagnóstico, facilitando a vinculação ao atendimento e o tratamento precoce.

Objetivo

Avaliar o desempenho dos testes rápidos (imunocromatográficos) para o diagnóstico sorológico do HCV, recebidos no INCQS no período de janeiro de 2021 a dezembro de 2023.

Material e métodos

No período avaliado foram encaminhados para análise prévia (pré-mercado) e de controle (pós-mercado) no INCQS testes rápidos para o diagnóstico sorológico do HCV. O desempenho dos testes foi avaliado frente a amostras de soro, sangue e plasma, quando aplicável, verdadeiro positivas e negativas para o vírus da Hepatite C. A análise foi realizada seguindo estritamente o manual de instruções dos produtos e os critérios de sensibilidade e especificidade clínica ou diagnóstica adotados. Os lotes que apresentaram valores de sensibilidade ≥ 100% e especificidade > 99,0% foram considerados satisfatórios e os de valores inferiores, insatisfatórios.

Resultados

No período avaliado foram recebidos 135 lotes de testes rápidos para o diagnóstico sorológico do HCV. Do total de lotes analisados 132/135 (97,8%) apresentaram valores de sensibilidade e especificidade superiores ou iguais aos preconizados e, portanto, foram considerados satisfatórios. Os lotes insatisfatórios representaram apenas 3/135 (2,2%) do total. Quanto a distribuição por tipo de análise, 20 lotes (14,8%) corresponderam a análise prévia e 115 (85,2%) a análise controle.

Discussão

Os resultados apresentados demonstram a qualidade dos testes rápidos para o diagnóstico do HCV utilizados no país. Do total de lotes insatisfatórios, 2 (66,7%) pertenciam a modalidade de análise prévia e 1 (33,3%) a controle, ambos não foram distribuídos ou comercializados no país.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas