Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 3109
Acesso de texto completo
AVALIAÇÃO DA EfiCÁCIA TERAPÊUTICA DO MITAPIVAT EM PACIENTES COM DOENÇA FALCIFORME: REVISÃO DE LITERATURA
Visitas
131
TdS Sena de Françaa, GdS Arcanjoa, JVdS Rodriguesa, MV Dinizb, AP Silvab, EdS Galdinoa, BAdF Lacerdaa, JM Martinsb, JdPFd Silvaa, MAC Bezerrac
a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil
b Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil
c Programa de Pós-graduação em Genética, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A anemia falciforme (AF) é uma hemoglobinopatia de prevalência mundial, caracterizada por uma substituição única de nucleotídeo no sexto códon do gene da globina β (HBB), que leva a troca do aminoácido ácido glutâmico por valina, resultando na formação de uma hemoglobina anormal (HbS). Em determinadas condições, como hipóxia, a HbS sofre polimerização, alterando a morfologia dos eritrócitos, tornando-os falcizados. As manifestações clínicas da AF são baseadas nos episódios de vaso-oclusão proveniente das hemácias falciformes, além da hemólise, ativação celular, leucocitose e perda da homeostase. O mitapivat, um ativador oral da piruvato quinase (PK), tem se destacado como potencial terapêutico por aumentar os níveis de adenosina trifosfato (ATP) e reduzir as concentrações de 2,3-difosfoglicerato (2,3-DPG), um intermediário da via glicolítica nas hemácias. Descobriu-se que este fármaco melhorava as concentrações de hemoglobina (Hb) em pacientes que não recebiam transfusões regularmente, assim como, reduzia os episódios de suporte transfusional naqueles que as recebiam frequentemente. Alguns estudos demonstraram eficácia do mitapivat para o tratamento de doenças crônicas hereditárias associadas a mecanismos hemolíticos, como doença falciforme (DF).

Objetivos

Revisar dados atuais da literatura científica a respeitodo uso do mitapivat e sua eficácia na doença falciforme.

Material e métodos

A busca por artigos relacionados ao tema foi realizada no segundo semestre de 2025 a partir das bases de dados bibliográficos on-line Pubmed e ScienceDirect, nas quais foram encontrados 45 artigos, utilizando-se os termos " Mitapivat e Sickle cell anemia". Foram aplicados filtros para selecionar apenas artigos originais, gratuitos e publicados nos últimos cinco anos. Após a triagem de dados, 6 artigos que apresentaram os critérios de inclusão supracitados foram analisados.

Discussão e conclusão

Os ativadores da PK, como o mitapivat, compõem uma classe de fármacos que agem no metabolismo dos eritrócitos, reduzindo o acúmulo do 2,3- DPG e aumentando a produção de ATP. Níveis mais baixos de 2,3-DPG estão relacionados a um aumento na afinidade pelo oxigênio e à redução da polimerização da HbS, enquanto o aumento do ATP nos eritrócitos pode melhorar a integridade e a preservação da membrana dos eritrócitos. Estudos realizados em uma coorte de 79 pacientes com DF, divididos em 3 grupos (mitapivat 50 mg, mitapivat 100 mg e placebo) comprovaram que os dois grupos que receberam o tratamento obtiveram uma taxa de resposta de hemoglobina estatisticamente significativa em comparação ao placebo (p = 0,0003 e p = 0,0001). Além disso, foi relatado que o fármaco foi bem tolerado pelos pacientes, tendo ocorrido cerca de 6 relatos de eventos adversos graves na população medicada. Ademais, pesquisas revelaram que o mitapivat diminuiu os níveis de 2,3-DPG, aumentou os níveis de ATP e melhorou os parâmetros hematológicos e de falcização em um grupo de 15 pacientes com DF. Outrossim, a análise conjunta dos dados clínicos e laboratoriais deste estudo descreveu que o mitapivat atua no direcionamento da glicólise tardia de modo que os metabólitos dessa via estão associados aos parâmetros de afinidade de oxigênio da hemoglobina S (p50) e cinética de falcização (t50) durante o tratamento. Em suma, os resultados obtidos colaboram para o esclarecimento e justificação da continuidade da investigação do mitapivat como opção farmacológica eficaz e segura na DF.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas