Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S478-S479 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S478-S479 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
ASSISTÊNCIA MÉDICA NOS CENTROS DE TRATAMENTO DE HEMOFILIA NO BRASIL: RESULTADOS PRELIMINARES
Visitas
197
PP Inácioa,b, MDRF Robertia, SRR Batistaa, YRA Geaa, IA Marinhoa, TH Anegawac, ECP Araújod, LEM Carvalhoe, JMS Castrof, MM Curadog, CBF Damettoh, LI Ferreira Filhoi, SS Figueiredoj, RF Fonsecak, PC Giacomettol, AAG Guimarãesm, V Moraesn, DCF Neveso, TCP Pinheirop, ISS Pintoq..., SR Rigor, A Sambos, RM CamelotVer más
a Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil
b Hemolabor, Goiânia, GO, Brasil
c Hemocentro do Paraná, Londrina, PR, Brasil
d Hemocentro do Sergipe, Aracajú, SE, Brasil
e Hemocentro do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil
f Hemocentro do Alagoas, Maceió, AL, Brasil
g Hemocentro do Tocantins, Palmas, TO, Brasil
h Hemocentro do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
i Hemocentro do Piauí, Teresina, PI, Brasil
j Hemocentro da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil
k Hemocentro de Goiás, Goiânia, GO, Brasil
l Hemocentro do Paraná, Maringá, PR, Brasil
m Hemocentro de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, SP, Brasil
n Hemocentro de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil
o Fundação Hemeron, Porto Velho, RO, Brasil
p Hemocentro do Acre, Rio Branco, AC, Brasil
q Hemocentro do Pará, Belém, PA, Brasil
r Hemocentro Regional de Cascavel (HEMEPAR), Cascavel, PR, Brasil
s Hemocentro Unicamp, Campinas, SP, Brasil
t Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
Ver más
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Objetivos

O Brasil oferece um modelo de atendimento gerenciado do pelo Ministério da Saúde com o apoio dos hemocentros estaduais para tratamento às pessoas com hemofilia. Embora todos os Estados brasileiros ofertem o atendimento preconizado, o perfil local dos Centros de Tratamento de Hemofilia (CTHs) não é bem conhecido. Esse estudo visa descrever o perfil de assistência médica em CTHs no Brasil.

Materiais e métodos

Esta análise faz parte do projeto PATCH: Assistência Pública as pessoas com hemofilia no Brasil, cujo objetivo é avaliar o cuidado de indivíduos brasileiros que vivem com hemofilia conforme indicadores de estrutura, processo e resultado. Para tal, foi desenhanda uma ampla dos CTH brasileiros, compostos por hemocentros coordenadores (HC) e regionais (HR). Utilizou-se questionário autoaplicável para tal finalidade. Os resultados são descritos em frequência.

Resultados

Um total de 26 hemocentros brasileiros (13 HC e 13 HR) compuseram esta amostra preliminar. Nestes, foi verificada a presença de 182 médicos de diversas especialidades com predominância de hematologistas (51,6%). Em 8 (30,8%) destes centros há a presença de hematopediatras (n = 11). Metade dos CTH disponibiliza pelo menos um hematologista para atendimento exclusivo aos pacientes hemofílicos. Apenas 1 centro não dispõe de hematologista sendo o atendimento realizado por médico generalista. Observou-se a presença de 55 médicos generalistas em 16 CTH. Em 3 CTH foram descritos a presença de ortopedistas, fisiatra em 2 e radiologistas em 2. Três centros relataram a presença de 1 infectologista, 1 ginecologista e 1 geneticista. Não foi observada a presença de geriatra, reumatologista ou imunologista nos 26 centros. Foi relatada educação permanente para médicos em 22 centros (84,6%).

Discussão

O atendimento médico aos pacientes com hemofilia no Brasil é realizado por especialistas em hematologia na ampla maioria dos CTHs avaliados, mas o acesso a demais especialidades que poderiam melhorar o desfecho clínico das sequelas e multimorbidades dos pacientes ocorre através de maneira mais restrita nos diversos CTHs.

Conclusões

Conhecer o perfil de atendimento médico disponível nos hemocentros Brasileiros que ofertam tratamento aos pacientes hemofílicos pode possibilitar traçar uma estratégia de melhoria de qualidade de atendimento a estes pacientes.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas