
A estratégia de prevenção e de identificação precoce das reações transfusionais no cuidado direto da equipe de enfermagem deve garantir segurança transfusional durante e após o processo de transfusão.1,2 A equipe de enfermagem deve estar capacitada para atuar no processo transfusional de forma a reconhecer sinais e sintomas de uma possível reação transfusional, evitando desfechos desfavoráveis.3
ObjetivoDescrever o processo de elaboração de um vídeo como tecnologia educativa (TE) com as melhores evidências científicas nas reações transfusionais imediatas (RTI) para uso em Educação Permanente na Enfermagem.
MétodoTrata-se de um estudo metodológico. A construção do vídeo foi realizada em quatro etapas: 1) Revisão integrativa de literatura para busca de evidências científicas por meio da questão de pesquisa: Quais as recomendações para a elaboração de uma tecnologia educativa na assistência de enfermagem nas RTI? 2) Identificou-se:conceito,sinais e sintomas, eventos adversos, fatores de risco, estratégias de prevenção, tratamento padrão e assistência de enfermagem; 3) Produção do roteiro do conteúdo do vídeo, seleção das imagens e sons; 4) Desenvolvimento do vídeo com as recomendações sobre RT e Validação por 6 profissionais com expertise em hemoterapia que utilizaram o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES).
ResultadosA busca resultou em 48 artigos, sendo incluídos 11, conforme percurso metodológico. Evidenciou-se nos estudos os principais sinais e sintomas nas RTI são: febre, tremores, calafrios, náuseas, dispneia, dor lombar, prurido, tosse, placas eritematos ase alterações de sinais vitais. Quanto ao manejo assistencial de enfermagem, destaca-se: verificar a prescrição médica, o paciente certo, o tipo de sangue, Rh, os sinais vitais,orientar o paciente sobre sinais e sintomas de reação á transfusão, regular o gotejamento e registrar o tempo de infusão
DiscussãoO conhecimento cientifico baseado em evidências e a habilidade profissional da equipe de enfermagem, em especial aspectos da prática clínica como: observar tempo de infusão e avaliação clínica do receptor, garantem a qualidade do processo e minimizam os riscos para o receptor.
ConclusãoO vídeo apresenta o desenvolvimento do processo transfusional, destacando as RT como uma produção que agrega conhecimento científico, pois foi elaborado na perspectiva da enfermagem baseada em evidências. Seu uso pode corroborar e potencializar os serviços de educação permanente das organizações de saúde que atuam diretamente em hemoterapia, promovendo a prática assistencial de enfermagem qualificada.
Palavras-chaveReações transfusionais; Prática assistencial de enfermagem; Tecnologia educativa.