Compartilhar
Informação da revista
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S608 (outubro 2022)
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S608 (outubro 2022)
Open Access
ARTROPATIA DE JOELHO NA HEMOFILIA:UMA PERSPECTIVA DE REABILITAÇÃO
Visitas
1077
TO Rebouças, JA Silva, SM Rocha, AIEL Matos, CB Barreira, LAM Rêgo
Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE), Fortaleza, CE, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 44. Núm S2
Mais dados
Objetivos

Analisar a importância da fisioterapia no tratamento da Artropatia hemofílica, verificar evolução do paciente no escore de saúde articular através do HJHS e descrever a repercussão destes escore na qualidade de vida.

Matérias e método

Descrever a evolução do paciente no escores articulares antes e após a fisioterapia, relacionando score articular com qualidade de vida do paciente.

Materiais e método

Estudo descritivo, retrospectivo e observacional realizado a partir de dados obtidos via análise de prontuários usando o Score de Saúde Articular (HJHS) no período de junho e julho de 2021, com aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa CAAE n°58998522.0.0000.815.

Resultados

Paciente sexo masculino com 37 anos hemofilia A grave com Artropatia hemofílica em ambos os joelhos sem historia de trauma teve novo sangramento espontâneo no joelho esquerdo encaminhado a fisioterapia no final 2020 sinais de inflamação: calor e rubor e edema. Escala analógica de dor grau 8 perimetria de 44 cm e atrofia considerável e força diminuída. sendo HJHS TOTAL de 51 pontos. Goniometria joelho direito 125 de flexão e 30 de extensão, joelho esquerdo 120 de flexão e 40 de extensão, cotovelo direito 130 de flexão e 20 de extensão e cotovelo esquerdo 110 de flexão e 40 de extensão, tornozelo direito 10 de flexão e 20 de extensão e tornozelo esquerdo 15 de flexão e 15 de extensão. Após seis meses de fisioterapia duas vezes por semana com duração de 45 minutos cada secção. Após a fisioterapia o paciente foi encaminhado a academia em 2021 tendo uma redução importante da dor escala analógica 2, redução edema pela perimetria que ficou 38 cm ou seja normalizou o volume do joelho esquerdo, a força também melhorou e trofismo também, como resultado final o seu HJHS reduziu pra 28 pontos isto demostra um progresso considerável na saúde articular deste paciente. A goniometria do joelho direito 135 de flexão e 15 de extensão, a do joelho esquerdo 135 de flexão e 25 de extensão, o cotovelo direito 140 de flexão e 5 de extensão, cotovelo esquerdo 120 de flexão e 30 de extensão, tornozelo direito 25 de flexão e 20 extensão, tornozelo esquerdo 30 de flexão e 15 de extensão.

Discussão

O paciente embora tenha sequelas graves e tardias e avançadas de Artropatia hemofílica em várias articulações ele obteve um grande progresso na fisioterapia com melhora do seu escore articular que repercutiu na possibilidade de desenvolver as suas atividades de vida diária. Um outro fator importante para o tratamento dos pacientes graves de hemofilia é uso profilático do fator que desde de 2011 mudando o cenário nacional dos pacientes com hemofilia até mesmo nesse paciente em profilaxia terciaria.

Conclusão

A fisioterapia demostrou ser um excelente recurso pra promover uma melhoria na saúde articular dos pacientes com Artropatia hemofílica de joelho sendo um fator decisivo na promoção da qualidade de vida deste indivíduos e na sua capacidade de independência funcional.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas