
Anemia Perniciosa é causada pela deficiência de vitamina B12 devido autoanticorpos que alteram sua absorção. É mais comum em pessoas brancas do norte da Europa. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de um paciente com anemia perniciosa associada a manifestações neurológicas incapacitantes.
Material e métodosAs informações foram obtidas por meio de revisão de prontuário, entrevista com o paciente, registro de exames complementares aos quais o paciente foi submetido e revisão de literatura.
ResultadosCaso clínico - E.L.S., masculino, 65 anos, negro, ex etilista, refere há 2 meses parestesia iniciada em região plantar dos pés, associada a perda de força motora, progressiva e ascendente, acometendo membros inferiores e atingindo até topografia de T12, com parestesia em mãos bilateralmente. Apresentou-se a admissão com paraplegia bilateral e simétrica e arreflexia. Paciente traz eletroneuromiografia realizada 7 dias antes da internação hospitalar que evidenciava polineuropatia mielínica axonal sensitivo motora. Durante investigação hospitalar, foi realizado hemograma com Hb 10,3 g/dL (VR 13-17), Ht 31,7% (VR 40-50), VCM 103,3 fL (VR 80-100), HCM 33,6 pg (VR 27-32), além de dosagem de vitamina B12 com valor de 92 pg (VR 221-911) e anticorpo anti-célula parietal reagente 1/200 (VR < 1/100). Foi realizada também RNM de coluna torácica e lombossacra, sem alteração sugestiva de degeneração combinada medular. Ainda durante a investigação, realizada EDA com pangastrite atrófica, atrofia intensa e metaplasia intestinal completa - célula de Paneth no componente pilórico e metaplasia pilórico no componente fúndico. Pesquisa de H. Pylori negativa. Iniciada reposição de vitamina B12 IM, com regressão gradual dos déficits.
DiscussãoA deficiência de vitamina B12 tem como principais manifestações neurológicas as parestesias simétricas e alterações da marcha, afetando principalmente os membros inferiores em relação aos membros superiores. Em casos mais graves, pode evoluir para paraplegia e espasticidade. Além disso, a anemia perniciosa está associada a maior risco de malignidade gastrointestinal. Por isso, é recomendado investigação adicional em pacientes que recebem o diagnóstico.
ConclusãoPaciente admitido em serviço com queixa neurológica incapacitante, submetido a investigação e diagnosticado com Anemia Perniciosa, realizando acompanhamento ambulatorial para manutenção de reposição de vitamina B12 e para seguimento devido ao alto risco de malignidade. Apresentando melhora dos sintomas gradativamente após tratamento adequado.