Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S650 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S650 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
ANÁLISE QUANTITATIVA DE DOADORES DE SANGUE DE REPETIÇÃO DURANTE A PANDEMIA COVID-19 NO BANCO DE SANGUE DO HOSPITAL DE CLINICAS DE PORTO ALEGRE
Visitas
210
Seltenreich-Patricia, Sekine-Leo, S Eduardo, D Barros-Janderson, Oliveira-Stefanie, Carvalho-Naira, Mello-Juliana
Hospital de Clinicas de Porto Alegre (HCPA), Porto Alegre, RS, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados

A captação de doadores é uma ferramenta que cria um vínculo entre o Banco de Sangue, o doador e a missão de salvar vidas. Doador de repetição é aquele que realiza 2 (duas) ou mais doações no período de 12 (doze) meses. Nos últimos tempos, observaram-se mudanças que impactaram diretamente na constância desse perfil de candidatos.

Objetivos

Analisar o impacto da frequência de doadores de repetição durante a pandemia COVID-19, analisar a adesão da população ao agendamento, com o objetivo de criar estratégias de melhoria no atendimento e na fidelização dos doadores de sangue, bem como a possibilidade de transformar doadores de sangue eventuais em doadores de repetição.

Métodos

Foi realizado um estudo de coorte das doações finalizadas realizadas no período de 01 de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2022, uma análise dos últimos 4 anos. Foi implementada a ferramenta de agendamento online visando aumentar a segurança nesse momento de preocupação com a Pandemia COVID-19 e disponibilizado um link para agendamento com hora marcada, com 50 horários de agendamento da doação durante a semana e 40 horários para agendamento aos sábados. Essa informação foi disseminada através de mídias (rádio, TV, jornal, intranet, Facebook, Instagram), mensagens por e-mail, envio de WhatsApp e telefonemas. Foi observado o quantitativo de doadores que compareceram 2 vezes ou mais no Hospital de Clínicas de Porto Alegre para realizar sua doação.

Resultado

Em relação ao total de candidatos à doação no período, o número em 2019 foi de 17.452, com um total de doadores de repetição aptos de 8.156. Em 2020, houve 16.268 candidatos, com um total de doadores aptos de repetição de 8.267. Em 2021, foram registrados 16.895 candidatos e doadores aptos de repetição de 7.178. Em 2022, tivemos 17.158 candidatos e doadores aptos de repetição de 5.964. O percentual de doadores efetivos de repetição (que doaram sangue ao fim do processo de triagem) apresentou o seguinte comportamento: em 2019, foi de 46,7%; em 2020, de 50,8% no período de 2021, foi de 42,4%; e em 2022 reduziu-se para, de 34,76% (p < 0,001).

Discussão

A organização do processo e a adoção de ações para adesão dos doadores durante o período da pandemia ocorreram por meio da informação e educação contínua para mudança de cultura no ato de doar. O agendamento online visou um atendimento mais seguro e sem aglomeração, mas trouxe algumas vulnerabilidades em relação ao tempo de atendimento e treinamento da equipe.

Conclusão

O número de doadores de repetição aptos diminuiu devido a vários fatores relacionados à adaptação durante e pós-pandemia, como as oscilações de contaminação, sintomas relacionados ao período de doença e impedimentos temporários relacionados à vacinação. O uso da comunicação e das ferramentas de agendamento foi muito importante para mantermos o estoque de hemocomponentes. Isso nos oportunizou a adaptação necessária para que a equipe pudesse adequar o acolhimento dos doadores em consonância com os padrões de segurança exigidos pelo Ministério da Saúde. Essa ferramenta mostrou-se efetiva e de fácil adaptação para a população de doadores, e a adesão ao novo modelo de agendamento foi aceita, pois observamos que 40% (2.827) dos doadores que compareceram ao Banco de Sangue estavam agendados. Com a implementação do agendamento, reduzimos a exposição de doadores e colaboradores a riscos de contaminação.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas