Compartilhar
Informação da revista
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S369 (Outubro 2021)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S369 (Outubro 2021)
Open Access
ANÁLISE DOS ELOGIOS ATRIBUÍDOS A CORTESIA DO ELENCO DE DOIS HEMOCENTROS DE SANTA CATARINA SOB A PERSPECTIVA DO DOADOR DE SANGUE UTILIZANDO A MATRIZ DE INTEGRAÇÃO DO INSTITUTO DISNEY
Visitas
1324
IB Koehlera, MP Gallia, A Geraldoa, SW Oliveiraa, AR Nunesa, RRF Melob, KH Arcenob, EC Buenoa, LA Chagasa
a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, SC, Brasil
b Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), Blumenau, SC, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 43. Núm S1
Mais dados
Objetivo

Este estudo tem como objetivo analisar a cortesia do elenco de dois hemocentros através das manifestações escritas dos doadores de sangue compiladas em elogios utilizando os quatro elementos do padrão de atendimento da Disney® que fazem parte da matriz de integração do Instituto Disney®.

Metodologia

Foram selecionados 2 (dois) Hemocentros da Hemorrede de Santa Catarina e obtidas as informações do Relatório do Serviço de Sugestão e Reclamação (SSR) de doadores de sangue. Os dados foram extraídos de janeiro a dezembro de 2012 a 2019 e adaptados a matriz de integração do Instituto Disney®. A matriz consiste em avaliar o elenco por quatro elementos, e um deles é a cortesia que requer que que cada doador seja tratado como uma pessoa única e muito importante, prestando a devida assistência e cuidado durante a doação.

Resultados

Foram avaliadas o total de 20.146 manifestações escritas. Dentre o total, 12.462 (61,9%) das manifestações escritas dos hemocentros estavam relacionadas ao elenco, e destas, 11.388 (91,4%) foram satisfações. Ambos os hemocentros apresentaram mais de 90% das satisfações atribuídas a cortesia.

Discussão

A doação de sangue está ligada à solidariedade, que é evidenciada na possibilidade de ajudar ao próximo, e também ser ajudado no futuro, se necessário. É um ato altruísta que depende exclusivamente da vontade do doador. A fidelização desse doador é desejada, já que assim podem-se diminuir os riscos transfusionais e suprir a necessidade das doações (Brasil, 2012). Contudo, apenas o ato de ser solidário não é o que fideliza um doador de repetição. Foi evidenciado nesse estudo que a cortesia do elenco é essencial para que o doador deseje voltar, ou seja, o atendimento a ele prestado é fundamental na sua escolha de doar novamente ou não. Lee (2009) discute que criar experiências positivas para os pacientes resultam em “clientes” mais leais e interações mais compassivas com a equipe. O autor apresenta uma abordagem mais humanista e focada no paciente, com o intuito de desenvolver uma experiência diferente do comum na área da saúde, construindo a lealdade do cliente.

Considerações finais

O presente estudo sugere que para um doador retornar à instituição e realizar doações recorrentes não basta o sentimento de solidariedade. É essencial que o atendimento prestado pelo elenco seja cortês, que preze pelo acolhimento e bem-estar dos doadores, propiciando assim um atendimento de qualidade e um ambiente confortável para a doação. Neste sentido, o sucesso da metodologia do Instituto Disney® utilizada nessa análise é pública e notória, e pode ser de suma importância para auxiliar nos estudos de fidelização de doadores de sangue para a manutenção dos estoques de hemocomponentes.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas