
Os analisadores hematológicos automatizados fornecem parâmetros adicionais calculados sem custo adicional. Dentre estes, os parâmetros reticulocitários constituem informações úteis a respeito da eritropoiese, auxiliando o diagnóstico diferencial das anemias. Contudo, o comportamento destes índices em recém natos e bebês não está totalmente compreendido. Assim, o objetivo é avaliar os parâmetros de reticulócitos de acordo com a idade dos pacientes, para a obtenção de valores de referência, além de verificar a quantidade de casos de incompatibilidade ABO (iABO) e Rh (iRh), e o efeito destas nos parâmetros avaliados.
Material e métodos: Foram incluídos recém natos e bebês até o 1ºmês de vida, atendidos no Hospital Universitário Materno-Infantil de Ponta Grossa entre novembro/2023 a abril/2024. Destes pacientes foram coletados hemograma completo, conteúdo de hemoglobina das hemácias (RBC-He), contagem absoluta e relativa de reticulócitos (RET e RET%), conteúdo de hemoglobina dos reticulócitos (RET-He), fração de reticulócitos imaturos (IRF), percentual de eritrócitos com alto e baixo conteúdo de hemoglobina (Hyper-He e Hypo-He), e percentual de eritrócitos fragmentados (FRC) através do analisador hematológico Sysmex XN-1000 (Sysmex Corporation, Japan), além de teste de antiglobulina direto (TAD), tipagens sanguíneas e dados de prontuários. Os pacientes foram classificados conforme a idade, presença de anemia e condição de nascimento (prematuro ou a termo). Os dados foram analisados com auxílio dos programas Microsoft Excel e Jamovi 2.2.5. As diferenças entre os grupos foram avaliadas pelo teste de Mann-Whitney.
Resultados: Dos 180 pacientes, 46,7% eram do sexo masculino e 53,3% do sexo feminino, sendo 91,7% na 1ªsemana de vida, 5% na 2ª, 0,6% na 3ªe 2,8% na 4ª. Quanto à idade gestacional ao nascer, a mediana foi de 38 semanas, sendo que 28,9% se enquadram como recém-nascido a termo (RNT), e 71,1% como recém-nascidos pré-termo (RNPT). Em relação aos exames, apenas 10,6% apresentava anemia, sendo 7 RNT e 5 RNPT. 19,1% apresentaram TAD positivo. Houve 35% de casos de iABO e 10% de casos iRh. Não foi observada diferença nos parâmetros de reticulócitos entre os pacientes com e sem iABO ou iRh. Houve efeito significativo da iABO sobre os parâmetros do hemograma (hemoglobina (Hb), hematócrito (Hct) e hemácias (RBC)). Foram obtidos valores de referência para os parâmetros de reticulócitos na 1ªsemana de vida.
DiscussãoA obtenção de valores de referência dos parâmetros estudados específicos para recém natos permite a adequada interpretação, uma vez que eritropoiese apresenta características únicas para esta fase da vida. Embora não tenha sido observado efeito significativo da iRh ou iABO nos parâmetros de reticulócitos, não é possível afirmar que a iRh não interfere em tais índices, pois no presente estudo apenas 10% da população apresentou esta condição. Porém, foi observado efeito significativo da iABO sobre os parâmetros Hb, Hct e RBC, os quais foram significativamente menores, possivelmente devido à hemólise inerente à condição.
ConclusãoConsiderando o objetivo de verificar a influência de incompatibilidades ABO e Rh, foi possível observar que a iABO está associada à diminuição dos parâmetros Hb, Ht e RBC, enquanto não interferiu nos demais parâmetros, assim como a iRh que não interferiu em nenhum parâmetro, provavelmente devido à pequena casuística do estudo.