Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S314 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S314 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
ANÁLISE DE CASOS DE LEUCEMIA- LINFOMA DE CÉLULAS T DO ADULTO ATENDIDOS NO HOSPITAL NAPOLEÃO LAUREANO, REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO NO CÂNCER NA PARAÍBA
Visitas
287
NMES Alves, LGL Leite, JFM Viana, MAOM Teixeira, GGD Nóbrega, YGS Medeiros, EUG Barbosa, MBF Pimenta, FCF Pimenta
Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE), João Pessoa, PB, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivo

Discutir a relevância da relação entre os pacientes portadores do vírus de HTLV que desenvolveram Leucemia/Linfoma de células T do adulto (ATLL), trazendo quatro casos de pacientes acompanhados no Hospital Napoleão Laureano localizado em João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.

Material e métodos

Este estudo utiliza a abordagem mista onde associa a análise de prontuários médicos dos pacientes portadores de Linfoma das células T do adulto bem como revisão de literatura realizada em bases de dados.

Resultados

Obtivemos no Hospital Napoleão Laureano, referência em Oncologia na Paraíba, Nordeste do Brasil dados de 4 pacientes portadores do vírus HTLV, que desenvolveram Leucemia-linfoma de células T do adulto onde 75% deles são mulheres e 25% é do sexo masculino. São eles: paciente 1- feminino, 72 anos, diagnosticada com linfoma de célula T que na investigação hematológica o diagnóstico final foi ATLL, estadiada como fase crônica, e por ter idade avança decidiu por interromper ciclos imunoterapia e evolui com doença estável; paciente 2- feminino com óbito em 2024 aos 56 anos foi diagnosticada com ATLL em 2023 em fase aguda, foi realizada apenas um ciclo de quimioterapia e evoluiu ao óbito já na indução da quimioterapia; paciente 3- masculino, 44 anos, diagnosticado com ATLL em 2024, foi realizado até então quimioterapia paciente encontra-se clinicamente bem, e por fim o paciente 4-feminino óbito em 2024 aos 70 anos, foi diagnosticada com ATLL em 2023 realizou um ciclo de quimioterapia.

Discussão

A leucemia/linfoma de células T do adulto (ATLL) corresponde a uma neoplasia dos linfócitos T maduros, intrinsecamente ligado à infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas do tipo I (HTLV-I), que tem como áreas endêmicas Japão e Caribe onde sua incidência é maior. A sua transmissão se dá através de sexo desprotegido, uso de drogas endovenosas, aleitamento materno entre outros desde que havendo a transmissão linfocitária a partir dos fluídos corpóreos. Seus subtipos são quatro: smoldering, leucêmico agudo, linfoma e crônico. No estudo realizado no Hospital Napoleão observou-se que um diagnóstico foi realizado em 2012 onde a paciente teve uma sobrevida considerável, em detrimento de outras duas outras pacientes que faleceram com menos de um ano entre diagnóstico e óbito. Outrossim, houve um paciente do sexo masculino, que embora tenha tido o diagnóstico recente em 2024 encontra-se clinicamente bem e estável.

Conclusão

O estudo demonstra que a infecção por HTLV-1 por ser a única causa que leva ao desenvolvimento de leucemia-linfoma de células T do adulto, é essencial realizar a testagem dos pacientes objetivando o tratamento e intervenção precoces para aumentar a sobrevida de tais pacientes, bem como, a implementação de estratégias de prevenção de infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas se mostram necessárias para o cuidado.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas