Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S127-S128 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S127-S128 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS E MORFOLÓGICAS DE NEUTRÓFILOS EM PACIENTES COM DENGUE
Visitas
342
LJ Bertollo, AC Cerri, RD Jacoboski, APG Lopes, CD Schastai, LM Dionisio
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivos

A dengue constitui um grande problema de saúde pública, cujos mecanismos fisiopatológicos, embora não completamente elucidados, resultam provavelmente de interações complexas entre fatores relacionados ao vírus e ao hospedeiro. O hemograma é um exame amplamente usado no acompanhamento de pacientes com dengue. Neste contexto, alterações morfológicas de linfócitos têm sido bastante exploradas. Embora os neutrófilos sejam os leucócitos mais abundantes na circulação, e se saiba que estes são ativados na dengue, o seu papel na defesa contra a infecção pelo vírus da dengue (DENV) não está totalmente compreendido. Assim, é preciso elucidar de que forma a ativação dos neutrófilos na defesa contra o DENV é refletida no hemograma. O presente estudo tem por objetivo avaliar alterações quantitativas e morfológicas dos neutrófilos em hemogramas de pacientes com dengue.

Material e métodos

Foram incluídos pacientes adultos de ambos os sexos, com diagnóstico de dengue, atendidos no Hospital Universitário da UEPG entre abril e maio/2024. Foi realizada consulta a prontuários eletrônicos, avaliados os resultados de hemogramas, e as lâminas revisadas. A análise estatística foi realizada com auxílio do programa Jamovi 2.2.5.

Resultados

32 pacientes foram incluídos, sendo 62,5% mulheres e 37,5% homens. A mediana de idade foi de 37,7 anos. 46,9% apresentaram leucopenia e 6,3% leucocitose. A neutropenia estava presente em 56,3% dos casos. As alterações qualitativas foram: 43,8% de pacientes com neutrófilos hipossegmentados (anomalia de pseudo Pelger-Hüet (PPHA)), correspondendo entre 2 e 44,5% dos neutrófilos; Vacuolizações citoplasmáticas em 15,6% dos casos. A proporção de pacientes com neutrófilos hipossegmentados foi maior (p = 0,014) naqueles com neutropenia, se comparado aos que não possuíam tal condição (71,4% vs. 28,6%). Não houve diferença significativa na proporção de indivíduos com neutrófilos hipossegmentados entre os pacientes com e sem neutropenia. A vacuolização citoplasmática ocorreu apenas em indivíduos com leucopenia e neutropenia.

Discussão

Neutrófilos hiposegmentados, ou PPHA é uma forma adquirida de displasia de neutrófilos, caracterizada por núcleos bilobulados, ou unilobulados, que ocorre em neoplasias hematológicas, como a síndrome mielodisplásica e durante o uso de medicamentos como os imunossupressores. Ainda, esta já foi descrita na infecção pelo HIV, na tuberculose, na COVID-19, entre outras. Entretanto, a presença de neutrófilos hiposegmentados na dengue foi reportada em apenas um estudo, em 36,7% dos casos avaliados. No presente estudo, mais de 70% dos pacientes com neutropenia apresentaram tal característica. Embora os mecanismos que levam à formação de neutrófilos hiposegmentados não sejam totalmente esclarecidos, a presença destas células na dengue, associada à neutropenia, fornece evidências que sugerem o envolvimento dos neutrófilos nos mecanismos de defesa contra o DENV. Além disso, a presença de vacuolizações citoplasmáticas, pode indicar a atuação dos neutrófilos para a eliminação de complexos imunes DENV-IgG, uma vez que tais células apresentam diversas classes de receptores FcγR.

Conclusão

No presente estudo, grande parte dos pacientes com dengue apresentou algum grau de alteração morfológica de neutrófilos e/ou neutropenia. No entanto, estudos adicionais e com maior casuística são necessários para melhor compreensão de tais achados.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas