Introdução: Devido à heterogeneidade das alterações genético-moleculares envolvidas na sua fisiopatologia, o mieloma múltiplo (MM) é uma doença extremamente variável do ponto de vista de apresentação clínica e evolução, sendo a sobrevida mediana dos pacientes de aproximadamente três anos a partir do diagnóstico. Em pacientes com doença em remissão após um transplante de medula óssea ou do tratamento inicial, a lenalidomida pode ser administrada como tratamento de manutenção para prolongar a remissão. Objetivo: O objetivo deste trabalho consistiu na avaliação das reduções de dose devido as reações adversas apresentadas por pacientes com Mieloma Múltiplo em tratamento com lenalidomida. Método: Foi realizada análise retrospectiva em prontuários em uma clínica oncológica privada, no período de janeiro de 2019 a julho de 2020. Nesta análise, foram avaliados 37 pacientes de 66 a 80 anos, sendo 23 homens e 14 mulheres, de 1ª a 8ª linha de tratamento, elegíveis para tratamento com lenalidomida. As indicações avaliadas foram MM pós transplante autólogo de células-tronco (5 pacientes), MM refratário/recidivado (24 pacientes), MM recém diagnosticado NÃO elegível à transplante (6 pacientes), MM refratário/recidivado (MM IgG Lambda) (1 paciente) e MM manutenção (1 paciente). Resultados: No estudo foi evidenciado que 57% dos casos analisados foi necessária a redução de dose devido as reações adversas ao medicamento (RAMs). As RAMs foram divididas em: astenia (23%), reações cutâneas (8%), mielotoxicidade (53%) e toxicidade gastrointestinal (8%) e outros (8%). Em 6% dos casos, pacientes com menos de 65 anos, 38% em pacientes acima de 75 anos e 56% em pacientes de 65 a 75 anos. Conclusão: As reduções de dose apresentadas no trabalho foram majoritariamente a mielotoxicidade e astenia, em pacientes de 65 a 75 anos, e nesses casos o tratamento foi temporariamente interrompido ou suspenso, conforme necessário, para controle da toxicidade.
O fator de impacto mede o número médio de citações recebidas em um ano por trabalhos publicados na revista durante os dois anos anteriores.
© Clarivate Analytics, Journal Citation Reports 2022
O CiteScore mede as citações médias recebidas por documento publicado. Mais informação
Ver maisCiteScore Percentile indica a posição relativa de um título de série em seu campo de assunto.
Ver maisSJR é uma métrica de prestígio baseada na idéia de que todas as citações não são iguais. SJR utiliza um algoritmo similar ao page rank do Google; é uma medida quantitativa e qualitativa ao impacto de uma publicação.
Ver mais