Compartilhar
Informação da revista
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S359-S360 (Outubro 2021)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S359-S360 (Outubro 2021)
GARANTIA DE QUALIDADE
Open Access
AGÊNCIAS TRANSFUSIONAIS E BIOSSEGURANÇA EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS E LEGISLAÇÕES VIGENTES
Visitas
1425
WS Telesa, MF Costaa, MC Silvab, ALJ Moraisc, RC Torresa, PCCS Juniora, A Debbod, MHS Silvae, RN Silvad, AMMS Barrosf
a Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS), Aracaju, SE, Brasil
b Faculdade Pio Décimo (FAPIDE), Canindé de São Francisco, SE, Brasil
c Centro Universitário Estácio de Sergipe, Aracaju, SE, Brasil
d Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju, SE, Brasil
e Faculdade Ages de Medicina, Jacobina, BA, Brasil
f Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 43. Núm S1
Mais dados
Introdução

A biossegurança é um conjunto de medidas que busca reduzir os riscos inerentes a uma determinada atividade. Essa área de conhecimento é definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como: “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente”. É relevante o entendimento das responsabilidades pertinentes para assegurar a cultura da biossegurança e sua disseminação tão quanto a valorização presente no ambiente laboratorial, visto que é a partir desta compreensão que surgem as modificações corretas nas atitudes, no comportamento e na reorganização do processo administrativo. O objetivo deste estudo foi avaliar a implementação dos procedimentos de biossegurança laboratorial nas Agências Transfusionais (AT), os quais contribuirão para proporcionar um ambiente seguro para os funcionários, clientes.

Objetivo

Avaliar e analisar os procedimentos de biossegurança em AT.

Material e métodos

Foi realizado um estudo transversal com dados retrospectivos e análise dos dados contidos nos roteiros de inspeção da RDC 34/2014, realizados em ATs de uma região do nordeste brasileiro.

Resultados

Na análise realizada a partir dos roteiros de inspeção nas AT observou-se que os resíduos biológicos são depositados nas lixeiras com saco plástico de cor branca com o símbolo de infectante, e os resíduos comuns armazenados em saco preto ou azul. Com relação aos Equipamentos de Proteção Individuais (EPI's), são disponibilizados e utilizados em todas AT, porém em 02 AT os óculos de proteção individual não apresentavam boa vedação periférica e boa adaptação ao rosto. Já no que concerne ao chuveiro de emergência utilizado em acidente que envolvem o lançamento de uma grande quantidade de substâncias químicas sobre o profissional nenhuma das agências dispunham conforme tabela.

Discussão

Portanto, torna-se evidente as práticas de biossegurança devido às exposições a agentes patógenos, superfícies sujas com amostras biológicas, equipamentos contaminados, nos quais o profissional pode se contaminar e transferir essa contaminação para outras pessoas. Dessa forma, faz-se necessário o acesso dos trabalhadores a informações sobre os riscos inerentes às suas atividades, além de ter conhecimento sobre os EPIs e as medidas preventivas e corretivas.

Conclusão

Dessa forma, destaca-se a importância dos resíduos biológicos da coleta sanguínea em ATs, no âmbito dos serviços de saúde, e faz-se necessário o conhecimento sobre os conceitos, classicação e gerenciamento desse tipo de resíduo, uma vez que as condições de segurança ambiental e ocupacional são requisitos imprescindíveis a serem observados por todos os responsáveis pelos estabelecimentos de saúde.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas