Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S941 (outubro 2023)
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S941 (outubro 2023)
Acesso de texto completo
A IMPLEMENTAÇÃO DA GRADE DE ONCO-HEMATOLOGIA EM UMA LIGA DE ONCOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Visitas
680
ACS Fernandesa, KYN Naima, MVM Parentea, PBM Abinadera, DSW Rizziollib, GGS Sampaiob, LO Bezerrab, LEW Carvalhob, RVA Aguiarc, MLB Mesquitad
a Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), Belém, PA, Brasil
b Faculdade Metropolitana da Amazônia, Belém, PA, Brasil
c Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE, Brasil
d Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, PA, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Objetivos

Relatar a experiência da implementação da grade de onco-hematologia em uma liga de oncologia.

Relato de experiência

Ligas acadêmicas são de extrema relevância aos estudantes de medicina, pois por meio dela amplia-se a visão de assuntos, como também proporciona um maior contato com a realidade da área através das práticas. Sendo assim, para o funcionamento ideal de todos os pilares dentre da liga, faz-se necessário a organização de um cronograma da gestão anual por meio dos diretores desta. Dessa forma, a Liga Acadêmica de Oncologia do Pará (LAOPA) na gestão de Setembro de 2021 a Outubro de 2022, desempenhou diversas atividades, mas de inovador houve a implementação de uma grade de onco-hematologia, não tão visualizada anteriormente. Com isso, a primeira aula inaugural da liga, para recepção dos novos ligantes contou com uma aula sobre “panorama geral da onco-hematologia”, ministrada por uma hematologista. Além disso, posteriormente ministrou-se uma aula sobre mieloma múltiplo. Concomitantemente ocorria estágios extracurriculares voluntários na especialidade de onco-hematologia em uma clínica, visualizando a rotina dos hematologistas, as doenças mais comuns e seus principais tratamentos. Além do mais, aulas sobre doação de sangue foi ministrada, e campanhas internas para doação de sangue foram iniciadas, estimulando os participantes da liga a se tornarem doadores. Ademais, na finalização da gestão, realizou-se um congresso aberto para os interessados de fora da liga, onde se abordaria temáticas importantes, e 2 das 5 palestras eram sobre Leucemias e outra sobre linfomas. Diante do exposto, deu-se uma atenção redobrada a área, jamais abordada amplamente em gestões passadas.

Discussão

Entende-se que o papel das ligas acadêmicas são de suma importância para o maior contato com áreas não tão observadas durante a faculdade de medicina, sendo assim, a implementação de uma grade/módulo de onco-hematologia proporcionou o aprendizado continuo com essa especialidade nova para os ligantes que nunca tinham tido contato. Por isso, a diretoria selecionou temas mais que necessários para serem abordados além da busca pelo estágio na área, proporcionando experiências únicas e construtivas na área.

Conclusão

Diante do exposto, observa-se apenas vantagens positividades da participação em ligas acadêmicas e da implementação de uma grade de onco-hematologia nela, pois assim, a temática passa a se tornar foco de palestras, estágios e ações de extensão. Muitos avanços foram obtidos na gestão de 2021 a 2022 na LAOPA, e um deles foi o feedback positivo por parte dos ligantes ao conhecerem temáticas jamais estudadas e vistas anteriormente. A experiência só foi obtida por meio do comprometimento dos diretores e presidentes da liga em organizarem um calendário para as atividades além de colocarem em prática suas idealizações envolvendo a especialidade citada.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas