
Relatar os benefícios da fidelização de doadores com o objetivo de minimizar possíveis quedas no estoque de hemocomponentes de forma a manter um atendimento rápido, seguro e eficaz.
Materiais e métodosRealizada análise retrospectiva de Março/2023 até Junho/2024 do número de doadores de repetição através do registro em sistema informatizado.
ResultadosNo primeiro mês de gestão contávamos com apenas 1 doador de repetição uma vez que a administração anterior não apresentava cultura de reconvocação de doadores e, ao assumir a gestão optamos por agir não apenas na captação beira leito mas também na doação de repetição. Em vista disso, implementamos algumas ações podendo destacar como as mais importantes: ampliação do horário de funcionamento em cinco horas e meia, adequação do espaço físico para um melhor fluxo do atendimento, aumento da equipe técnica, implementação do atendimento informatizado, disponibilização de transporte para facilitar o translado dos doadores, trabalho de assessoria de imprensa atingindo o veículos de comunicação locais, envio de mensagem de convocação em massa e aplicação de pesquisa de satisfação para a avaliação da percepção do cliente. Durante os 15 meses de análise alcançamos o marco de 351 doadores e mantivemos uma média mensal de 275 comparecimentos, sendo que representatividade desses doadores aumentou em 21,1% em relação ao total de comparecimentos.
DiscussãoA unidade de coleta em questão fica localizada na região da Baixada Fluminense no interior de uma unidade hospitalar, Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), com perfil de atendimento clínicos, cirúrgicos e grandes traumas com movimento mensal superior a 5000/mês. O HGNI precisa garantir uma coleta de 800 doações por mês para que consiga um estoque seguro para atender a demanda transfusional. É importante destacar que até o momento não há um substituto para o sangue e que o ato de doar precisa ser consciente, voluntário e altruísta. Dessa forma, pela característica do hospital ter o seu volume elevado de pacientes via urgência/emergência, que nem sempre conseguem mobilizar familiares, nossa estratégia foi atuar e implementar na cultura local a conscientização da doação de sangue continua, por meios de campanhas de reposição, mobilização de instituições e grupos das regiões próximas. Sabemos que os doadores recorrentes em geral apresentam grande disponibilidade ao recrutamento e também baixo índice de rejeição por sorologia positiva e comportamento de risco. Os resultados apresentados validam que todas as estratégias utilizadas para retenção estão sendo efetivas resultando num estoque equilibrado e seguro.
ConclusãoO trabalho de conscientização da população sobre o ato de doar, mesmo na ausência de um familiar ou conhecido necessitando de transfusão, torna-se fundamental uma vez que há carência de conhecimento e mitos acerca do tema. Para tal, o serviço de captação segue comprometido em criar boas relações com doadores e parceiros mobilizadores objetivando uma mudança no atual cenário para termos um futuro no campo da doação de sangue. Para auxiliar no retorno dos nossos “clientes”, a implementação de estratégias que encantem os doadores é fundamental e, já aplicada em todas as unidades do Grupo GSH, porem por vezes ações focais e individualizadas para o serviço são importantes para trazer um atendimento mais humanizado com foco em cativar e fidelizar os doadores. O maior desafio desse projeto é trazer a experiência no atendimento com agilidade, transparência e segurança principalmente ao público de primeira vez, com o objetivo de no futuro, aumentar de forma significativa as doações e garantir o abastecimento das agências transfusionais locais.