
Descrever, por meio de um relato de experiência, a relevância de ações educativas de conscientização da doação de sangue de reposição, em um hospital público de ensino, tanto para equipe multidisciplinar envolvida com transfusão de sangue que requer práticas seguras ao paciente, quanto aos familiares de pacientes que necessitam de sangue como terapêutica de tratamento. O projeto de intervenção surgiu à partir da identificação da alta demanda de componentes sanguíneos, e através de busca ativa diária de possíveis não conformidades e eventos adversos relacionados ao processo transfusional, intensificada pelo repasse de baixa contribuição na doação de sangue de reposição, informada pelo hemocentro regional fornecedor desse insumo. Isso interfere nos baixos estoques de sangue e diretamente na segurança do paciente, que pode ter transfusões e procedimentos cirúrgicos suspensos devido a priorização de procedimentos de urgência.
Materiais e MétodosTrata-se de um relato de experiência vivenciado por enfermeiros da hemovigilância que compõem o Comitê transfusional de um hospital público de ensino acerca da implementação de um projeto de intervenção educativa para melhorias na captação de doadores no ambiente hospitalar. A ação incluiu profissionais de enfermagem, coordenadores e servidores da Agência Transfusional, Gerência de Risco e Direção do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia e ocorreu de 2016 a 2019. Inicialmente, houve a avaliação das especialidades dentro da instituição com maior requisição de hemocomponentes para priorização da abordagem. Foi realizado trabalho de orientação direta dos familiares de pacientes e equipe multiprofissional através de material gráfico.
ResultadosForam identificadas como locais prioritários para abordagem as enfermarias cirúrgicas, oncologia, enfermaria de pediatria, centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva e setor de internação de cirurgias eletivas. As atividades educativas foram realizadas em média três vezes por semana com rotatividade dos locais anteriormente descritos através da sensibilização direta do tema orientando o público sobre verdades e mitos relacionados às etapas da doação de sangue. A estratégia de abordagem direta para acompanhantes e equipe multiprofissional permitiu a disseminação do tema envolvendo a comunidade interna enquanto cidadãos conscientes do seu papel no ciclo do sangue.
DiscussãoA captação de doadores de sangue como estratégia educativa em saúde através da conscientização e sensibilização do público intra-hospitalar, como potenciais doadores fidelizados, pode levar a um incremento nos estoques de hemocomponentes. Acreditamos que o projeto implementado contribuiu para a segurança do paciente que necessita da terapêutica transfusional, possibilitando o atendimento sem interrupção do processo por falta de sangue compatível nos estoques e evidenciando a interligação dos serviços em hemoterapia.
ConclusãoAs estratégias de educação em saúde, envolvendo profissionais comprometidos com a melhoria dos processos, desde a orientação do procedimento a ser realizado, da solicitação do hemocomponentes ao ato transfusional em si e com incentivo a doação de sangue, pode contribuir na prática cidadã da formação de uma sociedade consciente do seu papel na saúde pública.