Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S950 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S950 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
25 ANOS DE CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE EM UMA HEMORREDE PÚBLICA
Visitas
321
P Carsten, GR Oliveira
Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), Florianópolis, SC, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Introdução

O HEMOSC é um órgão da Secretaria Estadual de Saúde fundado em 1987, gerido pela - FAHECE desde 1994, a qual em 2007 passou a ser uma organização social. Atualmente o tema qualidade em instituições e empresas faz parte das rotinas, porém, nem sempre foi assim. A FAHECE de modo inovador buscou o programa de Gerenciamento pela Qualidade Total em 1995, para suas unidades, seguindo a filosofia do TQC – Total Quality Control, traduzido para o português GQT – Gestão de Qualidade Total, a qual resultou na melhoria contínua da prestação dos serviços.

Relato

O HEMOSC em 1995 iniciou a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) com o objetivo de obter a certificação por meio da NBR ISO 9002, partindo da premissa de que era necessário uma comprovação da qualidade praticada na instituição e, sobretudo, a observância e a aplicabilidade das legislações nos processos executados. Com a internalização do uso das ferramentas e o respeito aos requisitos preconizados no SGQ, exclusivamente no Ciclo do Sangue, o HEMOSC obteve em 1999 a sua primeira certificação de qualidade que foi a NBR ISO 9002:1994. A expansão da certificação por meio da NBR ISO 9001:2008 a Hemorrede ocorreu em 2010, onde os Hemocentros Regionais de Chapecó, Criciúma, Joaçaba, Joinville e Lages e suas respectivas Unidades de Coletas e Agências Transfusionais foram certificados. Em 2011, o Hemocentro Regional de Blumenau e laboratórios especializados foram introduzidos nessa certificação. Desde então, o HEMOSC atua de modo padronizado tendo a certificação ISO 9001:2015 em todas as suas unidades, tendo como escopo: Ciclo de sangue: captação de doadores, coleta, processamento e distribuição do sangue, análises laboratoriais, liberação e transfusão de hemocomponentes. Exames laboratoriais de pacientes: Marcadores Celulares, Imunogenéticos, Hematológicos, Sorológicos, Imuno-hematológicos, Teste de Ampliação de Ácidos Nucleicos. Banco de Cordão Umbilical e Placentário e Criopreservação de medula óssea autóloga. Fornecimento de treinamento em hemoterapia, capacitando profissionais na área de saúde. Em 2014, por meio de projeto junto a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados – CGSH, foi obtida, no Hemocentro Coordenador, a acreditação da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - ABHH AABB, que tem o foco na segurança transfusional, sendo mantida até os dias atuais, com a última auditoria de manutenção realizada em agosto de 2023. Em junho de 2023 o HEMOSC obteve a Acreditação nível I conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), fazendo parte da Rede Integrada FAHECE da qual fazem parte o CEPON e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

Discussão

Os resultados apresentados demonstram e consideram tanto a eficácia como a eficiência do Sistema de Gestão implementado no HEMOSC, proporcionando a segurança, melhorando, ainda, o desempenho da organização, controle, satisfação dos clientes e demais partes interessadas, ou seja, o cumprimento da missão voltada para o atendimento pleno da comunidade, especialmente na garantia da qualidade total aos pacientes assistidos pelo SUS.

Conclusão

A implantação do SGQ foi fundamental para conscientização e disseminação de uma nova metodologia na cultura institucional bem como, a busca por mais certificações demonstra um compromisso com a melhoria contínua dos processos e com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelos HEMOSC.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas