Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S435 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S435 (October 2022)
Open Access
VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA RASTREAMENTO DE REAÇÕES TRANSFUSIONAIS
Visits
425
HS Freitasa, SM Barbosaa, TO Rebouçasb, RPM Silvab, JS Oliveirab
a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), Redenção, CE, Brasil
b Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), Fortaleza, CE, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivo

Realizar a validação de conteúdo de um instrumento de acompanhamento do processo de administração de transfusão de hemocomponente e rastreabilidade de incidentes transfusionais.

Material e métodos

Trata-se de um estudo metodológico, no qual convidou-se experts para participarem como juízes no julgamento de cada uma das cinco partes do constructo, usando uma escala do tipo Likert, a saber: Dados do paciente transfundido; Instalação e acompanhamento da transfusão e Suspeita de reação transfusional. Quanto à relevância, os experts poderiam classificar em 1 – Irrelevante; 2 – Pouco relevante; 3 – Relevante ou 4 – Totalmente relevante. Relacionado ao grau de clareza, as opções foram 1 – Incompreensível; 2 - Pouco compreensível; 3 – Compreensível; 4 - Totalmente compreensível.

Resultados

Ao realizar os cálculos de Índice de Validade de Conteúdo (IVC), as cinco partes receberam, respectivamente 0,95; 0,85; 0,85; 1,00; 0,95. No que diz respeito ao IVC geral do instrumento, considerando haver múltiplas possibilidades de como fazê-lo, optou-se por somar todos IVCs e dividir pelo número total de itens classificados, resultando no valor 0,92.

Discussão

Comos valores acima de 0,8, é notável a concordância entre os juízes em julgarem que as partes do instrumento são satisfatórias para o que se propõe cada uma. Com isso, o instrumento apresentou grande potencial de ser utilizado na prática clínica por profissionais atuantes na hemoterapia, principalmente na administração de hemocomponentes.

Conclusão

Sabe-se que é crucial a precisão e rapidez na identificação de agravos oriundos de uma reação transfusional. Dessa forma, o instrumento avaliado foi considerado validado e apto a ser utilizado, o que aumentará significativamente a segurança dos receptores de hemocomponentes.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools