Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S397 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S397 (October 2022)
Open Access
UNIVERSIDADE E SOCIEDADE NA BUSCA DO DOADOR DE SANGUE E DE MEDULA ÓSSEA
Visits
440
MEF Segawa, TAF Cunha, MBES Marques, ACB Souza, BP Mundim, GAR Silva, GV França, CCM Reis, R Baratella, MTCL Abreu
Universidade de Uberaba (Uniube), Uberaba, MG, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Introdução/objetivo

No campus Aeroporto da Universidade de Uberaba (Uniube) aconteceu coleta de sangue pelo Hemocentro Móvel duas vezes ao ano durante mais de dez anos até o período que antecedeu a pandemia. Nos últimos anos, após início das ações de extensão do projeto “Amizade Compatível - uma doação para a vida” em 2016, as doações de sangue (DS) e os cadastros para doação de medula óssea (MO) realizadas na Uniube a partir da visita do Hemocentro Móvel aumentaram 30% e 100%, respectivamente. O objetivo deste trabalho é apresentar as ações de conscientização realizadas no campus da Uniube e na comunidade para estimular as DS e o cadastro para doação de MO.

Materiais e métodos

No segundo semestre de 2021 e no primeiro de 2022, os extensionsitas realizaram formação sobre os temas DS e MO a partir de visitas ao Hemocentro Regional de Uberaba e a agência transfusional de um hospital de ensino, tiveram a oportunidade de manter contato com pacientes que realizam transfusões e que receberam doação de MO. Também conversaram com universitários doadores de sangue e de MO, além de professores e profissionais da área. A partir daí, realizaram: (1) palestras e debates com universitários, em formato presencial e online ; (2) encontro com pacientes e associações abertos para a comunidade, (3) campanhas para doação de sangue, (4) curso de 40 horas sobre formação humanizada para DS e MO com universitários da EAD, (5) formação com o tiro de Guerra, em escola de ensino fundamental II e em Policlínica de odontologia e (6) divulgação de informações gerais sobre DS e de MO rede social. Os resultados estão apresentados em número absoluto.

Resultados

3503 universitários participaram das palestras promovidas com cursos de graduação presencial e EAD. Nos encontros com: Associação Regional dos Falcêmicos, Associação Brasileira de Talassemia, startup Saúde-Alegria-Sustentabilidade Brasil, Grupo Maçon Sangue Bom, Casa de Danielle, paciente leucêmico em tratamento tivemos a participação de 1647 pessoas. Durante as campanhas foram realizadas 53 doações de sangue. Participaram do curso de formação humanizada para doação de sangue 87 universitários dos diferentes estados do país entre eles MG, ES, BA, GO, PA, SP. 400 atiradores do TG de Uberaba participaram da formação (200 em cada ano), na atividade realizada em escola de ensino fundamental participaram 44 alunos e na policlínica de odontologia participaram 40 pessoas entre funcionários e pacientes. As redes sociais tiveram 2425 interações.

Discussão

Não é possível quantificar as DS e os cadastros para doação de MO que ocorreram a partir das atividades de conscientização realizadas pelos extensiniostas, exceto durante as campanhas em que foi possível acompanhar os doadores. O número de pessoas aptas a DS diminuiu com a pandemia, entretanto, com a continuidade das atividades de conscientização acreditamos que muitas doações ocorreram pelo engajamento dos participantes nas atividades. Os momentos de relatos de pacientes e seus familiares foram os que mais sensibilizaram os extensionistas e os participantes.

Conclusão

Ações conjuntas entre universidade e sociedade ajudam a desmistificar os temas DS e MO e a fomentar novos doadores.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools