Journal Information
Vol. 46. Issue S4.
HEMO 2024
Pages S774-S775 (October 2024)
Vol. 46. Issue S4.
HEMO 2024
Pages S774-S775 (October 2024)
Full text access
TRANSPLANTES EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO: IMPACTO NA CAPTAÇÃO DE DOADORES DE SANGUE NO BANCO DE SANGUE HERBERT DE SOUZA
Visits
353
RMR Oliveiraa, KB Fonsecaa, BSD Santosa, CS Silvaa, CM Costaa, FM Bandeirab
a Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
b Faculdade de Ciencias Medicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 46. Issue S4

HEMO 2024

More info
Objetivo

Apresentar os dados referentes ao número de bolsas coletas entre Abril/23 a Abril/24 no Banco de Sangue Herbert de Souza, para futuramente relacionar com o número de transplantes no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Material e métodos

Através de uma análise quantitativa referente aos índices de bolsas coletadas entre Abril/23 a Abril/24, a partir do Sistema HEMOTE Plus (Plataforma digital para a gerência completa dos serviços de hemoterapia públicos e privados) e a partir de informações da equipe de captação de doadores, foi feita avaliação das dificuldades enfrentadas e as estratégias implantadas para alcançarmos índice de nºde bolas coletadas / nºde bolsas esperadas acima de 1.

Resultados

Entre Abril/2023 a Abril /2024 o índice alvo foi atingido em Junho de 2023, sendo este, 1,23. Em Setembro 2023 após aumento da meta de bolsas coletadas para 40/dia, o índice chegou próximo a 1 em Novembro de 2023, atingindo 0,99. Os menores índices ocorreram em Outubro/2023 (0,54) e Abril de 2024 (0,46).

Discussão

O Serviço de Hemoterapia do HUPE coordena a doação de sangue no hospital e efetua cadastro de doadores de medula óssea para o REDOME (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea). É ainda responsável pela captação de doadores para atendimento de diversos pacientes, incluindo aqueles submetidos a transplantes de medula óssea e renal. A inclusão dos transplantes cardíaco e hepático no HUPE trouxe desafios para a equipe de captação de doadores de sangue os quais impactam noplanejamento das ações. Tendo em vista a necessidade de aumentar consideravelmente o número de doadores para atender a demanda transfusional, torna-se premente o investimento em ações de mobilização da comunidade universitária a qual pertence o hospital e em diversas modalidades de campanhas, sejam elas físicas ou digitais.

Conclusões

É crucial desenvolver estratégias eficazes para promover a doação de sangue, incluindo engajamento de familiares de pacientes em fila de transplante, equipe multiprofissional envolvida no procedimento cirúrgico, instituições afins, captação intra-hospitalar, e colaborações com estudantes, funcionários da UERJ, escolas e empresas. Ações intensificadas durante os meses de Junho e Novembro, que incluem campanhas alusivas aos dias Internacional e Nacional do Doador de Sangue, e o Junho Vermelho, são fundamentais para mobilizar doadores ao longo do ano. Investimentos em educação contínua visam transformar doadores de reposição e esporádicos em doadores regulares e fidelizados no futuro.

Full text is only available in PDF
Download PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools