Journal Information
Vol. 43. Issue S1.
Pages S416 (October 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 43. Issue S1.
Pages S416 (October 2021)
Open Access
TAXA DE RETORNO DE CONVOCAÇÃO DE DOADORES DE SANGUE COM SOROLOGIA REAGENTE
Visits
1143
RE Boehma, MB Silvaa, CR Cohena, F Bonacinaa, C Fontanaa,b, L Sekinea,b
a Serviço de Hemoterapia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Porto Alegre, RS, Brasil
b Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 43. Issue S1
More info
Introdução

A convocação e orientação do doador de sangue com resultados de testes reagentes (positivo ou inconclusivo) e seu encaminhamento a serviços assistenciais para confirmação do diagnóstico e/ou acompanhamento e tratamento são obrigatórias aos Serviços de Hemoterapia.

Objetivos

O objetivo desta pesquisa foi verificar o percentual de retorno dos doadores para coleta de segunda amostra a partir das convocações por carta ou via e-mail.

Material e métodos

Estudo transversal retrospectivo foi conduzido através de levantamento de dados no Sistema Realblood e nos registros sorológicos das doações e convocações para recoleta realizadas de maio de 2019 a maio de 2021 no Serviço de Hemoterapia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Foram incluídos todos os doadores com resultados de triagem sorológica inconclusiva ou reagente. Os dados foram compilados e analisados no sistema SPSS v. 18.

Resultados

No período analisado, 352 doadores foram convocados e 201 (57,1%) retornaram para coleta de segunda amostra. O principal método de convocação foi e-mail (75,6%) e o tempo médio de retorno a partir da convocação foi 31,7 dias (DP±72,4). A maioria dos doadores que retornaram possuía pelo menos 11 anos de estudo (79,1%), residiam em Porto Alegre ou Região Metropolitana (97,5%), eram mulheres (57,7%), tinham uma média de idade de 38 anos (DP±11,5) e o tipo de doação era espontânea (62,18%). Verificou-se maior eficácia no retorno de doadores quando eram convocados por e-mail do que por carta registrada (59,8% versus 44,8%; p = 0,042) além de menor tempo entre a convocação e a recoleta (26,2 DP ± 69,2 dias versus 60,2 ± 83,8 dias; p = 0,040).

Discussão

O uso da tecnologia na convocação de doadores é uma ferramenta útil para a confirmação dos marcadores reagentes, orientação e o encaminhamento dos doadores para acompanhamento médico quando necessário com a maior brevidade possível. Estas ações além de atenderem à normativa, colaboram com a premissa de que informação e tratamento rápido podem melhorar o prognóstico das doenças.

Conclusão

Apesar da estratégia de convocação por e-mail ser prática, barata e mais efetiva do que carta registrada, a taxa de retorno de doadores com sorologia reagente para recoleta de amostras ainda é baixa e o tempo médio de retorno é longo. A efetividade de outras ferramentas eletrônicas como mensageiros instantâneos pode ser testada a fim de melhorar este cenário.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools