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Vol. 44. Issue S2.
Pages S606-S607 (October 2022)
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Vol. 44. Issue S2.
Pages S606-S607 (October 2022)
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RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA DAS ATIVIDADES EM UM HOSPITAL ESPECIALIZADO EM HEMATOLOGIA/HEMOTERAPIA
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AR Netto, ACA Dantas, TF Oliveira, FD Santos
Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
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Vol. 44. Issue S2
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Objetivo

Descrever estratégias utilizadas pela equipe de Coordenadores da Residência Multiprofissional de uma Instituição especializada em Hematologia/Hemoterapia que atua sob a tríade assistência, ensino e pesquisa.

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência, utilizando a pesquisa-ação no Instituto Estadual de referência em Hematologia e Hemoterapia, no Rio de Janeiro.

Resultados

A cada ano, a coordenação geral e as coordenações de área (Medicina, Biomedicina/Biologia, Enfermagem, Odontologia e Serviço Social) da residência multiprofissional em Saúde (RMS) realizam o planejamento das atividades do próximo ano baseadas na ação reflexiva dos acontecimentos vivenciados. Ou seja, pontos positivos e a melhorar, relatos dos próprios residentes mostrando a necessidade de aprendizado e quais novas abordagens gostariam que fossem realizadas, debates entre áreas são levados em consideração. A RMS relaciona as atividades teóricas à prática no trabalho e requer uma observação e análise, à luz da ciência, das necessidades que surgem no dia a dia. Portanto, as atividades propostas pelo grupo de coordenadores, colaboradores, preceptores e residentes buscam a melhoria da qualidade do ensino e do serviço alcançando resultados mais eficazes. Algumas atividades realizadas nesse sentido: Oficina de Treinamento Setorial Interativo, onde o mediador é o residente que traz um tema para grupos determinados de interesse da temática abordada e trabalham os principais problemas que impactam na atividade exercida e possíveis soluções; Roda de Conversa: profissionais e a equipe de RMS com determinadas expertises em assuntos em comum reúnem-se para uma roda de conversa onde cada um ressalta sua experiência e juntos constroem-se estratégias de melhoria da qualidade do atendimento oferecido aos clientes internos e externos; Estudos de Casos, onde cada residente de sua respectiva área, após elegerem um cliente em comum ou uma atividade realizada na unidade descreve a atuação de cada um e suas respectivas ações que possam contribuir com a melhoria do atendimento proposto; Participação dos residentes de todas as áreas em Projetos de Pesquisa desenvolvidos na Instituição; Aulas teóricas relacionadas a utilização e apropriação a respeito das ferramentas de ensino aprendizagem com as metodologias ativas.

Conclusão

O grupo de RMS da Instituição identificou através da observação dos colaboradores e participantes das atividades propostas, o maior interesse e interação com a equipe multiprofissional quanto à busca pela qualidade do atendimento oferecido aos clientes. Sabemos que o caminho é longo e a continuidade das atividades propostas e inserção de novas metodologias irá contribuir com um processo de ensino-aprendizagem/pesquisa dos colaboradores e dos futuros residentes da Instituição. Diante dos desafios atuais da educação em saúde, atendendo a uma nova geração que utiliza sobremaneira as tecnologias no dia a dia, ressaltamos a importância da utilização de metodologias ágeis e ativas no processo de ensino-aprendizagem como estratégia no processo de construção de competências dos colaboradores e residentes envolvidos no processo de trabalho em saúde. Sendo assim esse estudo poderá contribuir como exemplo de estratégias a serem adotadas pelas equipes de Residências Multiprofissionais em Saúde de outras instituições e no processo de ensino-aprendizagem de seus colaboradores, residentes e pesquisadores.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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