Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S473 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S473 (October 2022)
Open Access
PROPOSTA DE ALGORITMO PARA INVESTIGAÇÃO DA ESPECIFICIDADE DE ANTICORPOS CONTRA ANTÍGENOS ERITROCITÁRIOS DE ALTA INCIDÊNCIA
Visits
432
ACT Sousa, FA Moretto, HPF Camilo, MLR Barjas-Castro
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivos

Formular e validar algoritmos das diferentes etapas de investigação da especificidade de aloanticorpos dirigidos contra antígenos eritrocitários de alta incidência, baseados em informações da literatura internacional que auxiliam na definição da especificidade de anticorpos dirigidos contra antígenos de alta incidência na população, utilizando preferencialmente agentes químicos de fácil obtenção e acessíveis a laboratórios de imuno-hematologia de países em desenvolvimento.

Material e métodos

Foram analisadas as principais publicações da literatura internacional que relatam o comportamento de antígenos eritrocitários frente a agentes químicos como DTT (Ditiotreitol) e enzimas papaína, tripsina, quimiotripsina, pronase e sialidase. Os dados foram compilados utilizando ferramenta Excel, tornando possível a construção de um fluxograma para utilização dos reagentes de forma racional.

Resultados

Foram construídos quatro algoritmos, que orientam o fluxo de trabalho com os agentes químicos citados. A enzima papaína, sendo a mais comumente encontrada nos laboratórios de rotina de investigação imuno-hematológica, foi a enzima de primeira escolha na construção dos algoritmos. O DDT foi o segundo agente químico de escolha, também por ser de amplo acesso e permitir grande diferenciação entre os antígenos públicos. Posteriormente, enzimas mais específicas como tripsina, quimiotripsina, pronase ou sialidase foram utilizadas, sempre optando primeiramente pela enzima com maior facilidade de obtenção pelos centros de investigação. Para a validação dos algoritmos propostos foram utilizados 3 casos clínicos de anticorpos contra antígenos de alta incidência publicados em literatura internacional, bem como 4 casos de pacientes investigados pelo Laboratório de Imuno-hematologia do Hemocentro UNICAMP. As investigações foram criteriosamente analisadas e submetidas à lógica dos 4 algoritmos propostos. Esta releitura de todos os casos avaliados, seguindo a sequência dos algoritmos propostos, mostrou que seria possível uma investigação imuno-hematológica com maior agilidade e consequentemente menor consumo de reagentes.

Discussão

As investigações da especificidade de aloanticorpos contra antígenos públicos são realizadas seguindo diversos artigos da literatura internacional, ou seja, o soro do paciente em estudo é colocado frente a hemácias de painéis tratados com DTT e com as enzimas papaína, trispsina, quimiotripsina, pronase e sialidase, de forma simultânea. A otimização dos processos laboratoriais pode contribuir para maior agilidade na resolução dos casos e uso racional de reagentes.

Conclusão

A implementação dos algoritmos propostos e validados neste estudo mostrou ser de fácil execução na rotina laboratorial e de grande valia, permitindo o direcionamento da investigação da especificidade dos aloanticorpos contra antígenos públicos. Observou-se assim melhor uso dos reagentes, com maior agilidade nas investigações.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools