Journal Information
Vol. 43. Issue S1.
Pages S491 (October 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 43. Issue S1.
Pages S491 (October 2021)
Open Access
PROJETO UNIVERSITÁRIO DE INCENTIVO A DOAÇÃO DE SANGUE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Visits
1177
ACS Almeida, AVC Codeceira, AR Alves, FM Reis, IOS Pereira, JMC Oliveira, LC Lins, LS Silva, MB Silva, NBA Miranda
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 43. Issue S1
More info
Objetivo

Relatar a experiência de acadêmicos do curso de medicina que participaram do projeto Universitário Sangue Bom, promovido pela liga acadêmica de hematologia em parceria com a Universidade e o Hemocentro da Bahia durante o ano de 2020.

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência que tem como base a experiência de acadêmicos do curso de medicina no projeto elaborado pela liga acadêmica de hematologia no ano de 2020.

Descrição da experiência

O projeto Universitário Sangue Bom, criado setembro de 2020 pela Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia (LAHEMO), tinha como objetivo levar informações chave para a comunidade acadêmica da Universidade estadual de Feira de Santana (UEFS) a respeito do processo de doação de sangue. Para isso, houve parceria por parte da própria universidade e do Hemocentro da Bahia (HEMOBA). O projeto consistiu na divulgação instruções por meio de mídia sociais com linguagem simples no objetivo de atingir o maior público possível e possibilitar o estímulo à doação voluntária de sangue. A participação neste projeto exigiu que os membros da LAHEMO envolvidos buscassem essas informações em fontes confiáveis e produzissem conteúdo de maneira estratégica a captar a atenção de seu público alvo. Assim, todo o material publicado, em forma de banners e vídeo, fora produzido pelo estudantes e publicado pelos parceiros.

Dicussão

O projeto não somente trouxe informações valiosas para a população de maneira gratuita e livre, como também fomentou estudo e discussões entre os membros da liga acadêmica durante a formulação dos produtos. Isso permitiu um ganho mútuo, em uma perspectiva construtivista, no qual os estudantes os estudantes de medicina conseguem participar ativamente na conscientização popular, mais especificamente na comunidade acadêmica, o que beneficia, consequentemente, os bancos de sangue e a população que utiliza de seus serviços e, para os acadêmicos de medicina, agrega vivências acerca do processo de educação em saúde.

Conclusão

Diante disso, o projeto Universitário Sangue Bom contribuiu grandemente para a formação dos alunos envolvidos, bem como trouxe contribuições para a comunidade.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools