Journal Information
Vol. 43. Issue S1.
Pages S545-S546 (October 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 43. Issue S1.
Pages S545-S546 (October 2021)
Open Access
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTAS DE GESTÃO FRENTE A PANDEMIA DE COVID-19 EM UM HOSPITAL PRIVADO DE SÃO PAULO
Visits
1214
CGD Santos, ABAD Santos, FS Maria, CCP Nascimento, LM Berlofi
Hospital Alemão Oswaldo Cruz, São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 43. Issue S1
More info
Introdução

O cenário pandêmico e sua complexidade impõe desafios em diversos sistemas organizacionais tanto público quanto privado, bem como nos sistemas de saúde e em suas vertentes. É esperado que o impacto da pandemia, provoque diferentes repercussões nas distintas regiões do país. Torna-se necessário tomada de decisão com agilidade e precisão. Sendo necessário a adaptação das empresas a um novo momento que desafiam seus profissionais e dirigentes a irem em busca de um planejamento estratégico de enfrentamento efetivo e inovador para minimizar os possíveis danos.

Objetivo

Identificar os desafios situacionais institucionais trazidos pelo COVID 19 e a gestão estratégica utilizada pelos enfermeiros gestores (coordenadores e gerentes) para o enfrentamento da situação pandêmica atual em um hospital privado de São Paulo.

Métodos

Trata-se de um estudo de campo, descritivo, exploratório de abordagem qualitativa, como método de análise de conteúdo foi utilizado a metodologia proposta por Laurence Bardin. Essa pesquisa foi elaborada em uma instituição hospitalar privada de grande porte em São Paulo através de um questionário semi-dirigido aplicado aos gestores responsáveis pelas unidades que atenderem aos critérios de inclusão.

Resultados e discussão

O Planejamento Estratégico Situacional (PES) auxilia na obtenção de melhores resultados, proporciona agir com as melhores tomadas de decisão de acordo com o momento vivenciado. Com foco no futuro. Havendo a necessidade de avaliação diária da sua efetividade. Assim, 2 categorias foram formadas com os resultados das estratégias utilizadas no enfrentamento da pandemia: Epicentro estratégico,Atenção a necessidade de Recursos (Humanos, financeiros, físicos, materiais).

Conclusão

O PES é uma ferramenta que tem sido utilizado para tomada de decisão com o objetivo de maior assertividade e de condução da situação com efetividade nos resultados diante de uma situação inusitada. A troca de experiências sobre os desafios e as estratégias criadas entre os enfermeiros que estiveram, e ainda estão, na organização da linha de frente de combate, podem resultar em diretrizes e no direcionamento de criação de estratégias e melhores práticas universais de cuidados para o melhor atendimento às pessoas com COVID-19.

Palavras-chave

Gestor de saúde; Coronavírus; Liderança; Pandemia; Gestão de riscos.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools