Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S589-S590 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S589-S590 (October 2022)
Open Access
MELHORANDO A ADESÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA PRÁTICA DO MONITORAMENTO TRANSFUSIONAL
Visits
424
IM Silva, L Taba, ANF Cipolletta, APH Yokoyama, ML Savioli, AM Sakashita, AFY Centrone, S Brandi, JM Kutner
Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Introdução

As transfusões de sangue salvam vidas e promovem melhorias na saúde dos pacientes, porém não são isentas de riscos. O monitoramento transfusional é fundamental na detecção precoce de eventuais reações adversas e outras complicações que podem ocorrer durante a infusão do hemocomponente, além de ser uma etapa prevista na legislação vigente e padrões de acreditações como Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB) e Joint Commission International (JCI). O monitoramento era evidenciado através do registro em um impresso próprio, em conjunto com o início e o término da transfusão, sendo a conformidade do processo de 96%. Com a migração para o prontuário eletrônico, houve a necessidade de elaboração de um relatório para análise dos dados do monitoramento. Quando o relatório foi criado, foi observado uma queda neste índice de conformidade do monitoramento, com a necessidade de ações de melhoria.

Objetivos

Descrição de iniciativas realizadas pela equipe de enfermagem para melhoria da adesão à prática do monitoramento transfusional no prontuário eletrônico.

Material e Métodos

Estudo observacional, descritivo realizado no período de janeiro de 2021 a julho de 2022 em um hospital terciário no estado de São Paulo. Os dados acerca do monitoramento transfusional do período do ano de 2020 foram divulgados inicialmente para as lideranças da oncologia, devido ao maior volume de transfusões nestas unidades. No ano de 2021 foi realizado um projeto Green Belt, utilizando a metodologia Lean Six Sigma, estendendo as ações para todas as unidades de internação da instituição. Foram realizadas ações relacionadas ao sistema informatizado (melhoria na visualização e registro das informações referentes à transfusão de hemocomponentes, criação de um plano de cuidados de enfermagem incluindo o monitoramento durante a transfusão e a hemovigilância durante 24 horas após o início da transfusão, envio de alertas pela central de monitoramento assistencial), ações educativas (treinamento de multiplicadores e das equipes de enfermagem envolvidas no monitoramento transfusional, com apoio do departamento de educação continuada), e ações de divulgação dos indicadores, com reconhecimento para as unidades que apresentarem melhor performance ao término do ano.

Resultados

Houve um aumento de 40,3% nos índices de conformidade no monitoramento transfusional após a implementação das ações propostas.

Discussão

A implantação do prontuário eletrônico trouxe impactos positivos para a prática transfusional, possibilitando automação de registro de dados, o que seria inviável com formulários físicos em papel. Os resultados do monitoramento são obtidos em tempo real e estão disponíveis para as lideranças consultarem como está o desempenho da sua unidade. Mesmo com as melhorias relacionadas à TI, o treinamento in loco foi fundamental para aumentar a adesão ao monitoramento, além de permitir a interação com as áreas e esclarecimento de diversas dúvidas relacionadas ao processo transfusional.

Conclusão

O monitoramento é uma etapa crítica do processo transfusional, e que depende do esforço e comprometimento das equipes do Banco de Sangue, assistencial e educação continuada. Os índices de conformidade devem ser acompanhados continuamente e divulgados para conhecimento das equipes envolvidas, e a adoção de ações de melhoria deve acontecer sempre que necessário.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools