Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S594 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S594 (October 2022)
Open Access
MAPA DA MINA: AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO ATRAVÉS DO USO DE ATIVIDADE LÚDICA E INTERATIVA
Visits
368
LFB Botelho, KJS Andrade
Universidade Federal da Paraíba (UFPb), João Pessoa, PB, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Introdução

A avaliação formativa em medicina deve envolver a percepção sobre diferentes habilidades e competências a serem desenvolvidaspelos discentes durante o processo ensinoaprendizagem. Para atender esse objetivo, há a necessidade de utilizar métodos avaliativos diferenciados,adaptados à necessidade de cada contexto educacional.

Objetivos

Relatar a experiência de docentes, monitores e discentes na aplicação de avaliaçãointerativa do módulo de Hematologia.

Material e Métodos

A avaliação consistiu em um jogo chamado “Mapa da Mina”, do qual participaramos alunos matriculados no módulo de Hematologia, divididos em quatro grupos supervisionados por quatro monitores do módulo. O objetivodo jogo era responder, a partir da discussão entre os participantes do grupo, uma questão acerca dos temas estudados, em nível crescente dedificuldade, para ter acesso às instruções. Cada instrução continha um enigma a ser desvendado que indicava o próximo local onde os alunos poderiamresponder uma nova questão avaliativa, até chegar à última fase do jogo, que conferia acesso ao local do “tesouro”. A nota foi calculada combase no desempenho do grupo na resposta das questões propostas.

Resultados

A avaliação permitiu uma análise a respeitodas habilidades dos discentes em identificar desafios e aplicar o conhecimento para resolvê-los, com a discussão coletiva centrada na aquisição eseleção de informações pertinentes. Para os alunos, destacou-se a realização de uma avaliação de forma dinâmica, diminuindo a ansiedade e desconfortoassociados à avaliação formal. Os monitores, inseridos no processo avaliativo como ferramenta de iniciação à docência, puderam refletiracerca da importância de identificar diferentes métodos, seus benefícios e desvantagens, para melhor se adequar às necessidades do ensino médico.

Conclusão

O uso e adaptação de métodos de avaliação alternativos à prova escrita tradicional, no ambiente da formaçãomédica, apresentam benefícios para docentes, discentes e monitores. Os relatos de vivências que evidenciam exemplos de métodos avaliativos queobtiveram êxito em seu objetivo são necessários para ampliar as possibilidades já existentes no meio acadêmico.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools