Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S105 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S105 (October 2022)
Open Access
LINFOMA DO TECIDO LINFOIDE ASSOCIADO À MUCOSA ISOLADO INTRAVERTEBRAL - UM RELATO DE CASO
Visits
542
GL Costa, B Veroneze, JFC Camargo
Hospital Erasto Gaertner (HEG), Curitiba, PR, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Introdução

Os Linfomas do tecido linfoide associado a mucosa (MALT) são um subtipo mais indolente dos linfomas B não-Hodgkin e, em sua maiora, são encontrados em mucosas, principalmente a gástrica, raramente surgindo em outros sítios.

Relato de caso

Paciente masculino, 46 anos, jogador de futebol, hígido, com queixa de dor torácica com evolução de 18 meses, bilateral, progressiva, que resultava em despertares noturnos por sua intensidade, sem outros sintomas associados. À ressonância nuclear magnética, lesão expansiva sólida, no interior do canal vertebral ao nível de T5-T6 em situação extra-dural à direita da linha média medindo 3 × 1,5 × 1 cm, com intenso realce do contraste endovenoso. A tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT) mostrava captação localizada de SUV máximo de 4,5 na mesma topografia, sem outras lesões com metabolismo suspeito. Paciente foi submetido a laminectomia e o material foi enviado para anátomo-patológico (AP) e imuno-histoquímico (IHQ), mostrando positividade para BCL2, FLI-1, CD45 difuso, KI67 60%, CD20 e negativo para SOX 11, CD3, CD5, S100, Desmina, WT-1, CD99, Vimentina, Sinaptofisina, CKAE1/AE3, SOX 10, Ciclina D1, CD30, CD10, BCL6, MUM1, CD4, CD8, Tdt, ALK; sugerindo Linfoma da zona marginal extranodal (MALT), confirmado após revisão do caso. Após neurocirurgia, paciente teve melhora do quadro álgico e recuperou funcionalidade, tendo realizado PET que demonstrou apenas status de manipulação cirúrgica na região, sem evidência de doença linfoproliferativa em atividade, e segue em acompanhamento.

Conclusão

O caso reporta a apresentação rara de acometimento do linfoma MALT em região extra-nodal e extra-mucosa. Apesar da apresentação atípica, o paciente teve acesso ao diagnóstico em janela ideal de tratamento, com doença ainda localizada. Devido números limitados de casos descritos, a decisão no tratamento é individualizada, podendo ser restrita apenas à exérese da lesão ou combinação de terapias sistêmicas, como radioterapia e quimioterapia.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools