Journal Information
Vol. 43. Issue S1.
Pages S396-S397 (October 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 43. Issue S1.
Pages S396-S397 (October 2021)
Open Access
INCIDÊNCIA DE ALOIMUNIZAÇÃO EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA FALCIFORME: UM ESTUDO ANALÍTICO OBSERVACIONAL TRANSVERSAL PARA IDENTIFICAÇÃO DOS ALOANTICORPOS EM PACIENTES FALCIFORMES DE UM HEMOCENTRO
Visits
1285
BMF Faria, AJM Parente, DSLN Júnior, B Carvalho
Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Marília, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 43. Issue S1
More info
Introdução

A Doença Falciforme (DF) é a doença genética hereditária mais prevalente no Brasil, e pode-se reduzir morbimortalidade associada a ela de 80% para 1,8% com cuidados de saúde adequados, incluindo qualidade de suporte transfusional. O paciente com DF tem 50% mais chance de se tornar aloimunizado quando comparado a população geral. Isso acontece devido a maior chance de realizar transfusões durante a vida e manter estado inflamatório crônico, pelo dano constante ao endotélio, que implica em desregulação imunológica que favorece o mecanismo de aloimunização.

Objetivo

Identificar a prevalência de aloimunizados por antígenos eritrocitários bem como, os antígenos mais envolvidos com a produção de aloanticorpos em pacientes portadores de doença falciforme no hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/FAMEMA); rastrear os antígenos que são mais envolvidos no processo de aloimunização eritrocitária nos pacientes portadores de DF que são acompanhados pelo hemocentro HC/FAMEMA; relacionar a aloimunização com a quantidade de transfusões realizadas em pacientes com doença falciforme; avaliar a importância de incluir pesquisa dos anticorpos mais comumente relacionados com aloimunização dos pacientes com anemia falciforme no hemocentro de Marília na rotina da imuno-hematologia deste serviço.

Metodologia

Trata-se de um estudo analítico observacional transversal. O cálculo do tamanho da amostra foi definido por conveniência, baseado no número de casos de pacientes com diagnóstico de DF atendidos pela hematologia pediátrica do HC/FAMEMA. Dentre esses, serão selecionados aqueles que já receberam pelo menos uma transfusão sanguínea. Por meio do sistema de dados do serviço em questão, será verificado quais pacientes foram aloimunizados e quais eram seus fenótipos.

Resultados

Foram avaliados prontuários de 42 pacientes com DF acompanhados no ambulatório de hemalogia pediátrica do HC/FAMEMA que receberam pelo menos uma transfusão de concentrado de hemáceas. Destes 10 (23,8%) foram aloimunizados ao longo do tratamento, sem diferença estatística entre sexo (p 0,2). A média de número de transfusões foi de 23, variando de 1 a 158. A média de transfusões prévias a aloimunização foi 15,9. Nos 10 pacientes aloimunizados 9 diferentes anticorpos foram identificados, 4/9 anti-Jk(a) > 3/9 anti-C(w), 3/9 Anti-C, 3/9 anti-E > 2/9 anti-K >1/9 anti-c, 1/9 anti-Le(a), 1/9 anti-Fy(a), 1/9 Di(a). A associação entre aloimunização e número de transfusões prévias mostrou significancia pelo teste de Mann Whitney. Dos pacientes aloimunizados 4 receberam transfusão de emergência: 1/4 devido acidente vascular cerebral (AVC), 3/4 com sequestro esplênico (SE) e hemoglobina <3g/L e sinais clínicos de instabilidade hemodinâmica.

Discussão

Como evidenciado em estudos prévios e maior amostra, o antígenos associados ao sistema Rh são os mais frequentemente implicados em aloimunização em pacientes politransfundidos, com os portadores de anemia falciforme. O número de transfusões prévias e fenotipagem das bolsas transfundidas são variáveis implicadas na frequencia de aloimunização e que podem, até certo ponto, ser controlada pela equipe multiprofissional envolvida no tratamento do paciente com DF. Entretanto intercorrências clínicas graves como AVC e SE, pela emergência de se estabeblecer tratamento para reduzir morbidade e mortalidade, deixam o paciente sob risco de aloimunizações.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools