Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S531-S532 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S531-S532 (October 2022)
Open Access
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE CUSTOS NO HEMOCENTRO COORDENADOR RECIFE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Visits
405
YMA Cavaillea, AL Senaa, MC Silvaa, AFC Oliveiraa, GDV Paulinoa, AC Marcondesb, IER Costab
a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), Recife, PE, Brasil
b Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES/PE), Recife, PE, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Introdução

O Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (APURASUS) é um sistema de informação desenvolvido pelo Ministério da Saúde para auxiliar no processo de apuração e gestão de custos em distintas Unidades de Saúde do SUS, de forma padronizada e estruturada. Trata-se de sistema web, de livre acesso. Tem como grande diferencial a capacidade de permitir a sua personalização, de forma a se adaptar às características próprias de Unidades de Saúde de diferentes perfis em termos de tamanho, estrutura e serviços produzidos; auxiliar os gestores na tomada de decisão, melhorando a gestão dos recursos disponíveis, fortalecendo o controle social por meio da transparência na utilização dos recursos.

Objetivo

Identificar os custos dos procedimentos hemoterápicos do Hemocentro Coordenador Recife para elaboração de uma tabela de ressarcimento dos custos da hemoterapia aos não usuários do SUS, de acordo com as normas legais vigentes que regem a hemoterapia nacional.

Material e métodos

Estudo descritivo, do tipo relato de experiência através de dados secundários registrados na plataforma APURASUS. As informações levantadas compreendem o período de 01/08/2018 a 31/07/2019, e foram obtidas através de relatórios disponibilizados pelos sistemas de informação utilizados pelo hemocentro sobre a produção de hemocomponentes e itens de custos com lançamento das médias mensais no sistema. Após, os dados foram inseridos nas planilhas da APURASUS: 1)

Planilha Mãe

Elaboração de Centros de Custos Administrativos, Intermediários e Finais. Constam informações sobre área, pontos de energia, recursos humanos, telefonia, ponto de internet e equipamentos de informática; 2)

Mapa de Relacionamento

Registro da produção de cada centro de custo e a relação entre eles. O custo é transferido/recebido após o lançamento no sistema e a realização da alocação recíproca; 3)

Mapa Itens de Custo

Registro de quatro grupos de custo: pessoal (salários e encargos), material de consumo (copa, cozinha, expediente, laboratorial), serviços de terceiros (aluguéis, fretes) e despesas gerais (água, energia, telecomunicações e internet).

Resultados

1.Custo total da unidade=valor médio mensal de R$ 3.775.773,28 e os percentuais dos grupos de custo: pessoal (45,4%), material de consumo (44,7%), serviços de terceiros (7,6%) e despesas gerais (2,3%).2. Elaboração de Tabela com os custos unitários dos centros de custos finais para ressarcimento.

Discussão

Durante o desenvolvimento do trabalho ocorreu adequação do Sistema com a criação de novos Centros de Custos que se fizeram necessária. As alterações foram realizadas por operadores do sistema do Programa Nacional de Gestão de Custos – PNGC/MS. Registramos, ainda, que precisamos estabelecer uma forma de melhorar os registros de consumo de itens comuns a mais de um procedimento para direcionar os materiais com maior especificidade, pois um mesmo insumo pode ser utilizado ou compartilhado para a confecção de produtos diferentes.

Conclusão

Os resultados encontrados forneceram informações gerenciais do custo unitário de cada procedimento e do custo total, sendo utilizado para a montagem de uma Tabela de Ressarcimento servindo às contratualizações do HEMOPE.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools